O atleta de Downhill Skate, João Fábio da Silva, morador de Botucatu, levou o 4º lugar no Campeonato Paulista da modalidade.
O circuito paulista deste ano contou com três etapas: Duas em São Pedro e uma em Piraju. Organizado pelo grupo Gás Inflamável o circuito foi dividido em categorias profissional, amador, feminino e por idade: Máster, acima de 35 anos, e Grand Máster, acima de 40.
O Downhill é a modalidade mais rápida do skate, sendo considerada a formula 1 do skate. O modelo de competição é corrida, vence quem chegar primeiro, alcançando velocidades que podem ultrapassar os 100kmh.
“Sou Praticante de Downhill skate há 10 anos e esse ano foi a primeira vez que participei do campeonato paulista e consegui terminar o ano em quarto lugar do ranking grand máster 2022. Tive a oportunidade de participar de todas etapas, obtendo resultados consistentes. Esse ano encerrei minha participação em competições, mas já iniciei o treinamento para o ano que vem onde espero manter, ou quem sabe melhorar meu desempenho deste ano”, disse ao Acontece.
O que é o esporte?
Chamado também de skate de ladeira, o skate downhill é uma modalidade praticada em ladeiras, com o objetivo de executar manobras e fazer slides descendo uma ladeira.
Dentro do skate downhill, existem dois estilos: Downhill Speed e Downhill Slide. No downhill speed é considerado vencedor da competição quem chega primeiro na linha de chegada, ou seja, leva em conta a velocidade.
Já no downhill slide, além da velocidade, nesse estilo é considerado também as manobras de slide (derrapagem) durante a descida da ladeira. Assim, quanto mais difícil ou complexo for, maior é sua pontuação.
Compartilhe esta notícia