Jogos da Igualdade acontecem em dois dias

Esportes
Jogos da Igualdade acontecem em dois dias 19 novembro 2014

As competições da terceira edição dos Jogos da Igualdade de Botucatu serão realizadas nesta quinta e sexta-feira (20 e 21), na Praça da Juventude “José Fernando Donida”, localizada na entrada da Cohab 1. O tema dos Jogos deste ano é “Aprender, crescer e vencer”. O público alvo dos Jogos são adolescentes de 11 a 15 anos que disputarão as modalidades de hip hop, capoeira, basquete 3 e street dance.

A competição é promovida pela Assessoria de Políticas de Promoção da Igualdade e Ações Afirmativas, vinculada à Secretaria Municipal de Governo, em parceria com as Secretarias de Educação e Esportes e Lazer, com apoio da Secretaria de Comunicação e do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial. 

 

Abertura 

O Ginásio da Associação Atlética Ferroviária (AAF) sediou a cerimônia de abertura dos Jogos da Igualdade de Botucatu, que contou com a presença do prefeito João Cury Neto; coordenadora Estadual da População Negra e Indígena, Elisa Lucas, que representou o governador Geraldo Alckmin; secretário de Governo, Carlos Eduardo Colenci; secretário de Esportes e Lazer, Antonio Carlos Pereira; secretário de Cultura, Osni Ribeiro; assessora de Políticas de Promoção da Igualdade e Ações Afirmativas, Conceição Vercesi; e o presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Cleberson Luis da Silva.

Durante o evento o público presente prestigiou as apresentações culturais do projeto “Musicalizando”, do Núcleo Assistencial Joanna de Angelis, além do grupo “Abayomi”, da Apae de Botucatu. Em seguida foi realizada a apresentação artística oficial de Abertura dos Jogos da Igualdade, sob a coordenação do produtor Rafael Braga, da empresa Ideias Visuais.

Nas apresentações foram demonstradas um pouco da cultura brasileira, africana e afro-brasileira, e também a cultura de rua propagada pela cultura americana que também foi cenário de grandes lutas contra a segregação racial. Segundo Conceição Vercesi, a meta nos Jogos da Igualdade é demonstrar que é valorizado em Botucatu o que as crianças, adolescentes e jovens consideram como cultura no presente momento e para o poder público com certeza é um desafio. 

“Ao mesmo tempo é uma inovação já que o poder municipal apoia estas ideias por meio de políticas públicas e nos aproxima desta geração, mostrando que este é um dos caminhos para o distanciamento das drogas, da violência e um futuro promissor. Acreditamos que os Jogos da Igualdade se tornará uma importante ferramenta para que as escolas, de ensino Fundamental e Médio, possam implementar as diretrizes dispostas pela Lei nº 10.639/2003 que alterou a Lei 9.394/96 (LDB)”, comenta. 

O prefeito João Cury Neto, em seu discurso, declarou ao público presente a institucionalização dos Jogos da Igualdade no calendário oficial do Município. “Esse é o terceiro ano que realizamos estes Jogos e agora ele está passando a fazer parte do Calendário. Eles se tornam uma política pública do Município e de todos os botucatuenses que estão preocupados com qualquer direito de igualdade. A cada ano a competição vem trazendo mais participantes e nesta edição chega a 150 disputando as diversas modalidades”, ressalta.

 

Premiação

Na solenidade o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e a Assessoria em Políticas de Promoção da Igualdade Racial ainda realizaram a entrega do certificado do Prêmio Educação Afirmativa 2014, para entidades e munícipes botucatuenses pelas relevantes ações em prol da promoção da igualdade racial  r engajamento nas edições dos Jogos da Igualdade nos anos de 2012 e 2013 em Botucatu .

Os prêmios foram entregues a Dr. José Júlio Santos, da Faculdade Marechal Rondon (FMR) e Lions Club de Botucatu e para as entidades da Ação Cidadania – Projeto Preservando o Futuro; Afrape; Fundação CASA – projeto Quesito Cor; Fundação Casa das Meninas; Creche Berçário Criança Feliz – Projeto Crescer; e Núcleo Assistencial Paulo e Estevão.

 

Consciência Negra       

Os jogos da Igualdade dão início às atividades em comemoração ao mês da Consciência Negra. Além da competição a programação conta com lançamento de livro; Jogos da Igualdade da Fundação Casa; concurso da Miss Consciência Negra; apresentações musicais; e primeira Mostra de Curta Metragem – Cultura Afrobrasileira.

 

Programação 

Dias: 20 a 24 de novembro

Jogos da Igualdade – competições 

Apresentação Pipa – Programa de Incentivo à Produção Artístico-Cultural Manifestações Culturais de Raízes – Africana e Afro-Brasileira

Lançamento Livro – A Bela Wika Yawuwu  (Literatura infanto juvenil)

 

Dia: 29 de novembro

Abertura Jogos da Igualdade da Fundação Casa

 

Dia: 30 de novembro

Miss Consciência Negra e Show Wilsinho Procópio e Banda

Apoio Secretaria Estadual da Cultura – Assessoria para Gêneros e Etnias

Horário: A partir das 19 horas

Local: Praça Cavalheiro Virgílio Lunardi

 

Dia: 3 de dezembro – Encerramento

1ª Mostra de Curta Metragem – Cultura Afrobrasileira

Diretoria de Ensino de Botucatu

Horário: 9 às 15 horas 

Local: Praça Dom Luiz Maria de Santana, 176 – Centro 

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Fim de ano Caio
Oferecimento