Automobilismo de luto: Gil de Ferran foi um dos mais brilhantes pilotos brasileiros em todos os tempos
O ano de 2023 vai encerrando de forma triste para o automobilismo brasileiro e mundial. Morreu nesta sexta-feira (29) aos 56 anos, o ex-piloto Gil de Ferran. A informação foi confirmada pelo Motorsport.com com amigos próximos ao piloto.
A causa da morte do ex-piloto não foi divulgada. Atualmente, De Ferran vinha atuando como consultor da McLaren na Fórmula 1 durante o processo de reestruturação da equipe.
Considerado por muitos o melhor piloto brasileiro que não chegou à F1, de Ferran teve uma carreira de sucesso no automobilismo. Gil nasceu já no meio automotivo. Seu pai, Luc, era engenheiro mecânico na Ford.
Nos anos 1960, Luc estava fazendo um estágio na sede da Renault na França para estudar o desenvolvimento de um novo carro quando Gil nasceu, em 11 de novembro de 1967. De volta ao Brasil, começou sua vida no esporte a motor ainda na década de 1970, quando ganhou seu primeiro kart com apenas cinco anos.
Sua trajetória competitiva começou no início dos anos 1980, inspirado pelo sucesso de Emerson Fittipaldi na F1. No final da década, foi para a Europa, onde competiu em em categorias como a Fórmula 3 Britânica e a Fórmula 3 Internacional 3000.
Correndo pela Paul Stewart Racing na F-Internacional, de Ferran foi quarto colocado em 1993 e disputou o título no ano seguinte. Sua performance o levou a fazer um teste com a Arrows na F1 junto com Jos Verstappen, pai do tricampeão Max. Mas sua oportunidade foi comprometida após cair próximo do motorhome e bater a cabeça.
Mas foi nos EUA onde teve seu maior sucesso. No final de 1994, fez um teste para a CART com a Hall/VDS Racing. A patrocinadora da equipe temia que de Ferran não fosse conhecido o suficiente para o carro, mas sua performance impressionou, garantindo sua estreia na categoria com o time no ano seguinte, conquistando sua primeira vitória na última corrida do campeonato, em Laguna Seca.
Com o passar dos anos, foi se aprimorando e teve o ápice de sua carreira no começo dos anos 2000, sendo bicampeão consecutivo da CART em 2000 e 2001 e vencendo as 500 Milhas de Indianápolis em 2003.
Fonte: Motorsport.com
Compartilhe esta notícia