A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Botucatu, Rachel Ferronato Cury, acompanhou nos últimos dias 13 e 16 de setembro a as atividades desenvolvidas nas Praças do Idoso Mário Ferreira (Cecap) e Clarindo Pilan (24 de Maio) por meio do programa De Bem com a Vida.
Ele tem como objetivo a realização de exercícios físicos voltados para a terceira idade através da utilização dos aparelhos de ginástica instalados nas praças, que são específicos para essa faixa etária. As atividades são coordenadas e acompanhadas por profissionais de Educação Física de duas a três vezes por semana.
Na oportunidade, a primeira-dama apresentou as diretrizes do programa e entregou o material explicativo aos frequentadores do local. Além disso, foi aberto espaço para diálogo a fim de ouvir as opiniões dos idosos participantes e suas reivindicações.
Segundo Rachel Cury, a intenção é estimular a prática de atividades físicas e movimentar as praças com o objetivo de torná-las um local de convivência para os idosos. A principal ideia é tornar o espaço bastante amistoso, onde eles possam conviver e praticar exercícios físicos que trazem diversos benefícios ? saúde, explica.
Ainda de acordo com a presidente do Fundo Social, as pessoas estavam com receio de utilizar os aparelhos sem ajuda de um instrutor. Dessa maneira, contratamos um professor e um estagiário de Educação Física para acompanhar os idosos e ajudá-los no que for preciso, ressalta.
Maria José, que participa das atividades no bairro 24 de Maio, afirma que as dores no corpo melhoraram depois do início dos exercícios. O médico recomendou que eu me exercitasse devido ao problema que tenho na coluna. Dessa maneira, as atividades na praça me ajudaram muito e já percebi uma melhora nas dores no corpo. Além disso, consegui emagrecer e o médico até diminuiu a dosagem dos remédios para dor, comenta.
{n}Sobre o programa{/n}
O programa De Bem com a Vida, do Fundo Social de Solidariedade de Botucatu, foi desenvolvido por profissionais de Educação Física com o objetivo de complementar o projeto Praça do Idoso. Assim, ele acontece por meio do acompanhamento das atividades realizadas neste espaço.
Embora os exercícios sejam autoexplicativos e possam ser feitos através das orientações contidas em placas espalhadas por toda a praça, o Fundo Social passou a disponibilizar profissionais de Educação Física e estagiários para aprimorar as atividades com o oferecimento de outras possibilidades de exercícios.
As equipes atuam em horários pré-determinados em cada praça. Entre os serviços estão: medição de pressão arterial; avaliação física; direcionamento dos exercícios nos equipamentos da praça; exercícios de alongamento; atividades no espaço e entorno das praças tais como caminhadas, ginástica e relaxamento.
{n}Praça do Idoso{/n}
As praças voltadas aos idosos são projeto do Fundo Social de Solidariedade de Botucatu. Elas possuem estações de exercícios com aparelhos que fortalecem a musculatura, melhoram o equilíbrio e contribuem para a reabilitação de punhos e ombros lesionados em virtude de quedas.
Escadas, rampas, barras paralelas, aparelhos de senta e levanta, bicicleta e estação de ergometria, todos construídos em madeira de reflorestamento, dão a base para as atividades. Hoje, a Cidade de Botucatu conta com quatro Praças do Idoso.
{n}Horários das aulas{/n}
Praça Nossa Senhora de Fátima (Vila Antárctica)
Segunda-feira: das 14 ? s 16 horas
Quinta-feira: das 8 ? s 10 horas
Praça Alexandre Fleming (Vila dos Lavradores)
Terça-feira: das 8 ? s 10 horas
Quarta-feira: das 14 ? s 16 horas
Praça Mário Ferreira (Cecap)
Terça-feira: das 14 ? s 16 horas
Quinta-feira: das 14 ? s 16 horas
Sexta-feira: das 14 ? s 16 horas
Praça Clarindo Pilan (24 de Maio)
Segunda-feira: das 8 ? s 10 horas
Quarta-feira: das 8 ? s 10 horas
Sexta-feira: das 8 ? s 10 horas