Na somatória de pontos das duas provas da etapa final do Campeonato Brasileiro de Paraglider, realizadas na última segunda e terça-feira (18 e 19), Frank Brown lidera a competição com 1.876 pontos, seguido de Marcelo Prietto com 1.773 e Marcelo Vilela, em terceiro, com 1.623 pontos.
Na última terça-feira (19), os pilotos voaram da rampa Na Base da Nuvem, em Botucatu, localizada na Estrada Geraldo Biral, km 5, e pousaram novamente na cidade de Lençóis Paulista. Dos 36 participantes da prova, 30 chegaram ao local. O piloto Sérgio Sampaio foi o primeiro a aterrissar, seguido de Samuel Nascimento e Frank Brown.
Porém alguns pilotos não conseguiram concluir percurso do dia e ficaram pelo meio do caminho. Entre eles, o carioca Wladimir Teixeira. Ele saiu da base junto com os demais competidores, mas teve que fazer um pouso forçado em um pasto no Jardim Monte Mor. A reportagem do {n} Jornal Acontece {/n} flagrou o drama do piloto.
Eu não estava conseguindo ganhar altura, vi esse campo e decidi aterrissar. Hoje não deu pra mim e, infelizmente, não consegui completar o percurso e vai ser difícil conseguir uma boa classificação, pois a cada etapa a gente tem que somar pontos, lamentou Teixeira, que estava preocupado com o local onde caiu. Estou longe do centro?, quis saber. Ao ser informado de que não seria difícil chegar até o hotel onde estava hospedado, tranquilizou-se.
O campeonato tem um nível muito elevado e estou competindo para ganhar experiência. Tenho apenas três anos de paraglider e tem gente competindo aqui com uma bagagem de mais de 30 anos de janela (experiência) e que já ganharam títulos nacionais e internacionais. Um dia eu chego lá, previu.
O evento, organizado pela Prefeitura de Botucatu, em parceria com a escola de voo Na Base da Nuvem, fecha o ranking brasileiro deste ano. Os melhores colocados formam a equipe que vai representar o Brasil no Mundial de Piedrahita, na Espanha, em 2011.
A competição em Botucatu segue até o próximo sábado (23). Os vôos começam sempre a partir das 10 horas da manhã. Além do campeonato, a população pode assistir demonstrações de vôos duplos, apresentações de asa delta e vôos instrucionais.
Botucatu é o primeiro município do Estado de São Paulo a sediar uma competição como esta. A escolha da cidade se deu graças as suas belezas naturais e por possuir uma excelente rampa para realizar o evento. A primeira etapa do Brasileiro de 2010 foi realizada em Afonso Cláudio, no Espírito Santo.
Fotos: Valéria Cuter
Compartilhe esta notícia