Os clubes brasileiros conquistaram as últimas cinco edições da Copa Libertadores. Após a emocionante partida final da temporada de 2023, o Fluminense venceu uma batalha acirrada na prorrogação contra o glorioso Boca Juniors da Argentina. Com o grande troféu em mãos, o Fluminense partiu para a Arábia Saudita para participar da Copa do Mundo de Clubes, enfrentando as melhores equipes de todos os continentes.
Quem eles enfrentarão em Jeddah?
A Copa do Mundo de Clubes reuniu seis campeões continentais e a equipe anfitriã, Al-Ittihad. O formato do torneio é único e começou com o vencedor da Saudi Pro League enfrentando o Auckland City, campeões da Liga dos Campeões da OFC. O recheado de estrelas Al-Ittihad venceu convincentemente por 3 a 0 e enfrentará o Al-Ahly do Egito, vencedor da Liga dos Campeões da CAF, na segunda rodada. Do outro lado do chaveamento, o Leon do México, campeões da Liga dos Campeões da CONCACAF, enfrentará o Urawa Red Diamonds, que venceu a Liga dos Campeões Asiática.
O Fluminense e o campeão europeu Manchester City começarão a jogar nas semifinais. O time brasileiro enfrentará o vencedor da partida entre Al-Ittihad e Al-Ahly. Enquanto isso, o favorito ao título do torneio, Manchester City, aguarda o vencedor entre Leon e Red Diamonds.
Sonhando com o confronto contra o Manchester City
Embora o Fluminense seja favorito nas apostas contra as equipes egípcias ou sauditas, este não será um jogo fácil. Apesar de o Al-Ittihad não estar tendo a melhor temporada doméstica, ainda possui jogadores de classe mundial como Karim Benzema, Igor Coronado, N’Golo Kante e Luiz Felipe. Os vencedores da Liga dos Campeões Africana do Egito contam quase inteiramente com jogadores nacionais, mas tiveram uma temporada incrível.
O perigo para os jogadores do Fluminense é olhar adiante para o Manchester City e subestimar seu adversário na semifinal. Não haverá debate sobre quem será o favorito na partida final e, se quiser conferir as odds finais no 10bet, elas estarão fortemente a favor do Manchester City. Nas últimas onze edições, os clubes europeus venceram a Copa do Mundo de Clubes. O Corinthians foi o último clube não europeu a vencer o torneio em 2012.
Os campeões da Premier League e da Liga dos Campeões da UEFA, Manchester City, estão passando por um momento difícil. O atual campeão está em quarto lugar no campeonato nacional, quatro pontos atrás do Liverpool, e já sofreu três derrotas, enquanto teve cinco derrotas durante toda a última temporada. No entanto, o Manchester City ainda tem uma equipe repleta de estrelas incrivelmente eficiente. Eles marcaram mais gols na Premier League e têm uma pontuação perfeita no Grupo F da Liga dos Campeões, com seis vitórias e 18 gols marcados.
Antes de um confronto muito antecipado com o Manchester City, ambos os clubes precisam vencer a partida da semifinal. Será que German Cano, Hjon Arias, Ganso, Kennedy, Keno e os outros sob o comando do técnico Fernando Diniz conseguirão surpreender a equipe do City? Veremos isso no dia 22 de dezembro. Talvez seja difícil lidar com o imparável Haland, Kevin De Bruyne, Rodrigo, Alvarez, Silva, Foden, Grealish e outros. A disparidade de talentos é visível no valor de mercado dos jogadores, onde o elenco do Manchester City vale mais de US$ 1 bilhão, enquanto os jogadores do Fluminense têm um valor de mercado em torno de US$ 80 milhões.
As duas equipes jogaram incrivelmente bem no último ano e uma vitória na Copa do Mundo de Clubes seria a coroação perfeita para a temporada. Vamos relembrar como o Fluminense se saiu até agora em todas as competições antes da grande final da temporada na Arábia Saudita.
Não foi a melhor campanha em casa
Apesar do impressionante desempenho na Copa Libertadores, o Fluminense teve dificuldades para conciliar duas frentes e deixou pontos escaparem nos jogos do campeonato. O time carioca encerrou a temporada forte com duas derrotas e terminou em sétimo no campeonato, quatorze pontos atrás do campeão Palmeiras. O campeão Palmeiras e o vice-campeão, Grêmio, foram responsáveis pelas duas últimas derrotas do Fluminense. No entanto, a equipe estava muito focada na Copa Libertadores no início de dezembro e não havia vantagem para o Fluminense nas últimas partidas do campeonato. A equipe conseguiu ganhar 16 jogos, mas oito empates e 14 derrotas custaram uma melhor colocação na tabela.
Campanha da Copa
O Fluminense, que se classificou diretamente para a Copa Libertadores como terceiro colocado no campeonato brasileiro, terminou a fase de grupos à frente do grande River Plate de Buenos Aires. Ambas as equipes somaram 10 pontos no Grupo D e avançaram para a fase eliminatória. Eles enfrentaram o Argentinos Juniors nas oitavas de final, tiveram uma convincente vitória contra o Olimpia nas quartas de final e venceram por um apertado placar agregado de 4 a 3 contra o Internacional nas semifinais.
A partida final foi disputada no lendário Maracanã, no Rio de Janeiro, e o Fluminense começou forte. Cano marcou aos 36 minutos, mas o Boca Juniors empatou no segundo tempo. O jogo foi decidido na prorrogação quando John Kennedy marcou um impressionante voleio que se tornou o gol da vitória aos 99 minutos. Foi o primeiro título da Copa Libertadores para o Fluminense e o primeiro troféu desde sua conquista do campeonato brasileiro em 2012.
Compartilhe esta notícia