Fim da 1ª fase e começo da 2ª: análises e projeções para o mata – mata do Paulistão

Por Giovanni Luque

Twitter GandulaFc – @GandulaF

Com o final da 1ª fase e o iminente início da 2ª, resolvemos mudar, desta vez, a forma de escrever. Portanto, faremos uma mescla entre observações da 12ª rodada e opiniões/expectativas para as quartas de final, sob a ótica dos 4 grandes paulistas.

Comecemos, então, com o grupo A.

Santos: O Santos foi até Ribeirão Preto enfrentar o quase rebaixado Botafogo e foi surpreendido. Precisando da vitória para se livrar do descenso, o Fogão demonstrou muita vontade e anulou o Peixe, goleando o time de Sampaoli por 4 a 0. Os gols da partida foram marcados pelo gordinho Rafael Costa (3) e pelo zagueiro Plínio, após desvio num escanteio.

Vindo de duas derrotas nas últimas duas partidas, o sinal de alerta foi ligado no Peixão. Além da goleada, o Alvinegro também perdeu a chance de garantir a liderança do grupo e, assim, decidirá as quartas de final fora de casa. Como já não bastassem esses dois pontos, o RB Brasil, adversário na próxima fase, está muito embalado com as 4 vitórias seguidas e a melhor campanha do Paulistão. Veremos o quão abalado esse Santos, que, além de tudo, está com salários atrasados, entrará em campo no sábado, 23/03.

Palmeiras: Palmeiras vence a Ponte por 1 a 0 e faz a alegria dos quase 18.000 presentes no Allianz. Com um time alternativo e jovens da base, o Verdão, de novo, fez um jogo morno. Ainda assim, conseguiu criar perigo em ataques de Carlos Eduardo e Zé Rafael, finalizados para fora. O Alviverde só marcou, definitivamente, aos 35 do 2º tempo, em chute de Raphael Veiga.

Com a 2ª melhor campanha do campeonato (69% de aproveitamento) e a classificação em 1º lugar, o Porco enfrenta o Novorizontino. A equipe de Novo Horizonte vive uma boa fase (não perde há 3 jogos) e desbancou o Guarani para se classificar. Em suma, esse confronto pode ser muito interessante e surpresas podem aparecer. As partidas ocorrerão no sábado e na terça, no interior e na capital, respectivamente.

Corinthians: Em jogo movimentado, Corinthians vence Ituano por 1 a 0 fora de casa. Timão e Galo, bem treinados por Carille e Vinícius Bergantin, se mostraram bastante aplicados. Criando boas chances desde o começo, o jogo teve um alto número de finalizações (somando certas e erradas, foram incríveis 26 arremates a gol). Cássio salvou o Corinthians com 4 grandes defesas e Danilo Avelar marcou pela 2ª partida seguida, dando a vitória ao Alvinegro.

O time de Itaquera, assim como o rival Palmeiras, passou em 1º lugar do grupo. Assim, decidirá o confronto com a boa equipe da Ferroviária em casa. Os confrontos serão no próximo domingo (ida em Araraquara) e na quarta 27/03 (volta em São Paulo). Para a fase decisiva, o Corinthians conta com a volta de Gustagol, que retorna de lesão após 3 jogos.

São Paulo: “Na bacia das almas”, São Paulo empata com São Caetano e consegue a classificação. Ainda pressionado, o Tricolor não fez uma boa partida e conseguiu a passagem pra 2ª fase porque o Oeste também não ganhou. No 2º tempo, o Soberano saiu na frente com gol de Antony, o 1º dele no profissional. Já no finzinho do jogo, o São Caetano empatou em um golaço de Pablo, mas não foi suficiente para evitar seu rebaixamento.

Foi difícil, mas o Tricolor do Morumbi assegurou a classificação na última rodada. Muito inconstante (apenas 1 vitória em 5 jogos), a equipe enfrenta o qualificado Ituano, decidindo fora de casa, pois avançou na segunda posição. Agora, é a hora de fazer valer o peso da camisa e jogar bola, pois, se enfrentar o Galo de Itu desta forma, corre o risco de cair já nas quartas.

Se for confirmada a chegada de Alexandre Pato, a qual ajudaria muito a atual equipe, o São Paulo eleva seu patamar e pode brigar por título. Porém, como não se sabe se ele realmente vem, o Tricolor precisa se reinventar para chegar com força na disputa. Os jogos serão no domingo, no Morumbi, e na quarta-feira próxima, em Itu.

*Equipes rebaixadas: São Bento e São Caetano

 

Giovanni Luque é estudante de jornalismo e colaborador do Acontece Botucatu