Fotos: Valéria Cuter
?
A escolinha da karatê da Associação Atlética Botucatuense (AAB), sob a orientação do sensei Vicente Seno promoveu mais uma Cerimônia de Troca de Faixa para 30 atletas não só da AAB, mas também de projetos assistenciais mantidos pela Prefeitura e da Associação de Servidores Municipais.
O cerimonial que contou com a presença de várias pessoas ligadas aos alunos, o presidente Jânio Gonçalves e vários atletas faixas-pretas que avaliaram os alunos que buscavam troca de faixas, além de um torneio com vários alunos de diferentes categorias.
Segundo Seno, o karatê colabora com a formação integral do homem, diferenciando-o daqueles que fazem dele uma prática puramente esportiva. ? O objetivo central é a formação da personalidade do praticante e seu preparo para o convívio social, em que se reconhece o respeito pela dignidade do ser humano detentor de direitos e deveres universais, prega.
Ele explica que o nível atingido por cada karateca é classificado através de um sistema de faixas coloridas na seguinte ordem: branca, amarela, vermelha, laranja, verde, roxa, marrom e preta. A faixa branca é indicativa de principiante e a preta é conseguida por quem atingiu todos os conhecimentos e domina a arte marcial e pode atingir a 10 estágios (Dan), de acordo com o grau aperfeiçoamento.
Compartilhe esta notícia