Circuito Pró-Cuesta de trekking em Botucatu tem calendário definido

A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Esportes e Qualidade de Vida, e a Pró-Cuesta Adventure definiram o calendário de provas do Circuito Pró Cuesta de Trekking de 2017. A primeira etapa está marcada para 12 de março. As inscrições gratuitas iniciam dia 25 de fevereiro através do site www.procuesta.com.br e irão também envolver ações sociais.

Ao todo serão nove etapas distribuídas ao longo do ano, sendo a última prevista para 26 de novembro. No ano passado foram oito provas, com média de 200 participantes cada. O Circuito Pró-Cuesta de Trekking é mais uma ação que compõe o Botucatu Terra da Aventura, projeto que busca difundir a Cidade dentro do roteiro nacional do turismo de aventura.
“Eventos esportivos ao ar livre como o trekking, além de projetar o nome do Município na parte turística e aproximar a população das nossas belezas naturais, abrem alternativas para que as pessoas possam conhecer modalidades que talvez elas jamais tivessem a possibilidade de praticar antes e, assim, passem a incorporar uma atividade  física que contribua à sua saúde e vida social”, comenta o secretário de Esportes e Qualidade de Vida, Franz Burini.

Sobre a modalidade

O trekking nada mais é que caminhadas em trilhas naturais em busca de lugares interessantes para se conhecer, possibilitando um maior contato com a natureza. É um esporte que concilia diversão e competição, e pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente do condicionamento físico.

São formadas equipes de três a seis integrantes, sendo necessário dividir as tarefas entre os participantes. A distribuição mais comum é utilizar ao menos um navegador, um calculista e um contador de passos.

A prova se resume em realizar um percurso pré-determinado pela organização, superando obstáculos naturais e percorrendo estradas, trilhas, riachos, montanhas, entre outros, com o tempo mais próximo possível do ideal estabelecido.

Não é uma prova de velocidade, mas sim de orientação e regularidade, onde são fornecidas velocidades médias e distancias entre referências que constam na planilha, possibilitando à equipe calcular o tempo exato de passagem em cada ponto.

Calendário Circuito Pró-Cuesta de trekking 2017 (*)

1ª etapa – Dia 12 de março
2ª etapa – Dia 9 de abril

Desafio Brasil

3ª etapa – 29 de abril
4ª etapa – 30 de abril
5ª etapa – 1º de maio

6ª etapa – 6 de agosto
7ª etapa – 17 de setembro
8º etapa – 22 de outubro
9ª etapa – 26 de novembro

(*) Ao longo do ano a programação das provas pode sofrer alterações