Cássio brilha de novo e Corinthians está nas semifinais

Por Giovanni Luque

Cássio pegando o pênalti da classificação – Foto Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

Os dois jogos de quartas de final, entre Corinthians e Ferroviária, foram bastante parecidos em diversos aspectos. Dois empates por 1 a 1, dois gols Corinthianos em jogadas praticamente iguais e duas partidas sem muito brilho.

Porém, como em tudo na vida, sempre há algo (ou alguém) que se diferencia dos demais. Mais uma vez, o destaque ficou por conta do goleiro Cássio. O gigante defendeu uma cobrança na disputa por pênaltis e ajudou o Timão a garantir a classificação.

Os empates nos confrontos de ida e volta aumentaram a sequência invicta do Alvinegro. Somando jogos do Paulistão e Copa do Brasil, já são 11 partidas de invencibilidade para a equipe. Entretanto, apesar da boa marca, o sinal de alerta está ligado lá em Itaquera.

Isso se deve ao fato de que, nos dois últimos jogos, os comandados de Fábio Carille se apresentaram muito abaixo do esperado. É bem verdade que o técnico da Ferrinha, Vinícius Munhoz, armou um esquema muito eficiente, com volantes e zagueiros inibindo os ataques do adversário. Mas, devido ao maior investimento e qualidade do elenco, esperavam – se melhores atuações do atual campeão paulista.

Para se ter uma ideia, no jogo da volta, o Alvinegro chegou em apenas 3 jogadas pelo alto. Tadeu, em duas oportunidades, defendeu as cabeçadas de Gustagol e do zagueiro Henrique. Além dessas, Gustavo ainda teve um gol, também de cabeça, anulado por impedimento. E foi só.

Sobre a partida de quarta, alguns pontos chamaram a atenção.

Clayson fez uma grande partida e deu assistência para o gol, assim como no último domingo. Já pelo lado do interior, o que deve ser lembrado é à grande aplicação tática da equipe. Lá do gol, o capitão Tadeu comandou bem suas linhas e motivou seus jogadores até chegar ao empate, em gol contra de Manoel.

Com o empate nos dois jogos, a decisão foi para as penalidades. E, como falado acima, Cássio defendeu o pênalti de Thiago Santos e classificou o Timão às semis. Assim, fica pelo caminho mais um time do interior e os 4 grandes estão, novamente, na fase final do Paulista.

No domingo, o Corinthians enfrenta o Santos em casa, às 16:00. O jogo da volta está marcado para a próxima segunda feira, 08/04, no Pacaembu, com mando do Santos.

Giovanni Luque é estudante de jornalismo e colaborador do Acontece Botucatu