Como nas últimas edições do Festival Brasil Ride Botucatu, a rotina dos moradores da região da Cuesta Paulista será alterada com a realização do maior evento de esportes outdoor do Brasil. Praticantes de ciclismo, estrada e MTB, e de corrida de montanha, das mais diferentes partes do País, estarão em Botucatu entre 26 e 29 de maio, gerando mais uma vez alto impacto econômico ao município e às demais cidades vizinhas. Após ter no último ano 4.200 participantes, recebendo assim um total de 9.000 pessoas e um valor estimado de mais de 6 milhões em receita, a organização do Festival Brasil Ride prevê o aumento dos números em 2016.
"Faltando menos de duas semanas para a quarta edição do Festival Brasil Ride Botucatu, estimamos que neste ano poderemos chegar à marca de 5.000 inscritos no maior evento de esportes outdoor do País. Desta forma, com um aumento variando entre 15% a 20% no número de participantes, o impacto econômico que atingimos ano passado, ao calcular os valores gastos pelos atletas e seus familiares em hospedagem, alimentação e combustível, também deve subir nesta mesma proporção e chegar próximo a 7 milhões de reais", define Mario Roma, fundador da Brasil Ride.
Como em 2015, a rede de hotelaria de Botucatu estará 100% lotada durante os quatro dias da competição, entre quinta-feira e domingo. A cerca de um mês do evento, a maior parte dos hotéis e pousadas da cidade já estavam sem vagas disponíveis, cabendo aos ciclistas mais atrasados buscarem hospedagem em cidades vizinhas. "O impacto econômico para a cidade é muito grande. E não apenas para Botucatu, mas para toda a nossa região. O Festival Brasil Ride Botucatu consegue expandir as fronteiras da cidade", conta o secretário de Esportes, Lazer e Turismo de Botucatu, Antonio Carlos Pereira.
"Com relação à hospedagem, desde o começo de maio a região não tem mais vagas disponíveis para a semana do evento, para abrigar atletas e seus familiares", revela Pereira. "Não dá para negar que a cidade ganhou muito com a vinda do Festival Brasil Ride para cá. Vários empreendimentos já foram construídos após a vinda de eventos como este, como restaurantes rurais, que recebem nos finais de semana de 300 a 400 pessoas para comer aquela comida típica da região", complementa o secretário.
Contando com a realização da Prefeitura de Botucatu em parceria com Ministério do Esporte, o Festival teve sua origem no mountain bike, após as primeiras edições da ultramaratona Brasil Ride, na Bahia. E, quem também ganhou com isso, foram os donos de bicicletárias. "Se perguntar para os donos das bike shops, era tudo que eles queriam ter um evento do gênero na cidade. Tivemos sem dúvida um boom de praticantes nos últimos anos", avalia Antonio Carlos Pereira, que completa:
"O moradores começaram a comprar muitas bicicletas e o cidadão de Botucatu e da região começou a ver que o ato de pedalar ia mais além de uma atividade física saudável, mas também um estilo de vida. De segunda a segunda as pessoas pedalam pelas estradas e trilhas locais. Começa com um casal, depois mais amigos vão se juntando e em seguida formam-se grandes grupos de pedal. Há uma infinidade de gente pedalando na região da Cuesta Paulista. E tudo isso é graças ao movimento do Festival Brasil Ride Botucatu", finaliza.
Inscrições – Os interessados em participar da quarta edição do Festival Brasil Ride Botucatu devem acessar o endereço – http://www.romasportsmkt.com.
Programação do Festival:
Dia 26 (quinta-feira)
9h – Largada Road Brasil Ride
15h – Largada Warm Up Brasil Ride Pró – Dia 1
Dia 27 (sexta-feira)
10h – Largada Warm Up Brasil Ride Pró – Dia 2
16h – Início do Ciclo de Palestras
Dia 28 (sábado)
8h – Largada Warm Up Brasil Ride Pró – Dia 3
10h – Largada Warm Up Brasil Ride Sport
10h – Inscrição Corrida Kids Bike
11h – Largada Corrida Kids Bike
Dia 29 (domingo)
8h30 – Início do Passeio Ciclístico
9h – Trail Run Brasil Ride Pró
10h – Trail Run Brasil Ride Sport
Mais informações:
Site: www.http://romasportsmkt.com.
Fan page: www.facebook.com/BRASILRIDE?
Twitter: twitter.com/brasil_ride
Instagram: @brasilride