Atletas botucatuenses que fazem partes das equipes Marcha Lenta e Corredores da Cuesta de várias faixas etárias estão na fase final de preparação para participar da 88ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre, em São Paulo. Serão mais de 25.000 participantes em um percurso novo, mas que terá sua largada e chegada na principal Avenida da America Latina (Avenida Paulista) e a temível subida da Brigadeiro Luiz Antônio antes da triunfal chegada.
A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Esportes e Lazer estará disponibilizando uma condução para o evento que foi organizado pela Associação dos Corredores de Botucatu (Acob), levando para a capital paulista 40 atletas que estão inscritos na prova. A entidade, através do seu presidente Edemilton Santana passou um perfil dos representantes de Botucatu nesta que é a mais tradicional corrida de rua do Brasil.
São pessoas normais que possuem a iniciativa de colocarem no seu dia a dia alguns minutos dedicados a saúde, tanto física como mental. Alguns irão concluir a última prova de 2012 como forma de agradecimento pelo ano, outros irão realizar o sonho de conseguir concluir o percurso de 15km pela primeira vez, e ainda tem aqueles que pretendem conseguir na prova o melhor desempenho pessoal, disse Santana. Os atletas deverão sair de Botucatu por volta das 3h30 da madrugada de segunda-feira (31), viajar 250 km e correr os 15 km.
{n}Sobre a São Silvestre 2012{/n}
A 89ª edição da Corrida de São Silvestre, que irá percorrer ruas do Centro de São Paulo no dia 31 de dezembro, será disputada no período da manhã com alterações no trajeto em relação aos anos anteriores. Este ano, a largada do pelotão de elite feminino acontecerá ? s 8h40. O pelotão de elite masculino e o pelotão geral irão largar ? s 9 horas. A largada dos atletas portadores de necessidades especiais será feita ? s 7h10.
As alterações foram aprovadas durante uma reunião realizada entre a Fundação Cásper Líbero, organizadora da prova com a Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Rede Globo, Prefeitura Municipal, Governo do Estado, direção do Metrô, SPTrans e da SPTuris.
De acordo com a organização, as mudanças têm como objetivo facilitar a dispersão dos atletas após a prova, uma vez que muitos utilizam o transporte público. Anteriormente, a corrida concorria com a chegada do público para o Show da Virada, que também acontece na Avenida Paulista. Na edição de 2011, a organização mudou o percurso da prova, transferindo a chegada para o Parque do Ibirapuera. A alteração não surtiu efeito por conta da falta de estações de Metrô na região.
A melhor classificação de Botucatu na Corrida de São Silvestre se deu em 2007 quando o fundista Marildo José Barduco chegou na 5ª colocação, com o tempo de 47min35seg, assegurando seu lugar pódio. Foi o segundo brasileiro melhor colocado na prova já que Anoé dos Santos Dias cruzou a linha de chegada na 3ª posição. Naquele ano o campeão da prova foi o queniano Robert Cheruyiot.
Compartilhe esta notícia