Claudenir Celestino levou dois ouros e seis pratas, além de receber duas medalhas de Mérito de Salvamento Aquático
Nos dias 7 a 9 de novembro aconteceu na cidade de João Pessoa na Paraíba o 23º Campeonato e Simpósio Brasileiro de Salvamento Aquático (SOBRASA RESCUE). O evento teve provas no mar e na piscina.
A delegação do Corpo de Bombeiros de São Paulo composta pelo 2º Ten Res PM Celestino (de Botucatu), Subten PM Caitano, 2º Sgt PM Gonzaga, 3° Sgt PM Cunha e Cb PM Penner (do Grupamento de Bombeiros Marítimo/Guarujá) representou de forma honrosa o Estado. Eles conquistaram várias medalhas nas categorias individuais, duplas e quartetos.
As provas simulam situações de salvamento aquático e o esporte de natação e corrida, conhecido mundialmente como “Lifesaving”. Nessa modalidade os participantes são submetidos em provas de alto nível competitivo e que exigem alta performance física e técnica.
As modalidades realizadas no mar são:
1. “Rum, Swim, Rum” – 200 metros de corrida, 300 metros de natação e 200 metros de corrida,
2. “Surf Race” – 300 metros de natação,
3. “Rescue Board” – salvamento com pranchão (“long board”),
4. “Rescue Tube” salvamento com life belt (flutuador),
5. “Beach Sprint” – 90 metros de corrida e
6. “Beach Flag” – corrida à bandeira/nadadeira.
As modalidades realizadas na piscina são:
1. 50 metros carregando o manequim sem nadadeiras,
2. 100 metros carregando o manequim com nadadeiras,
3. revezamento 4×25 metros carregando o manequim sem nadadeiras e
4. revezamento 4×50 metros medley.
Medalhas de botucatuense
No total o botucatuense Claudenir Celestino conquistou 8 medalhas, sendo 2 de ouro e 6 de prata.
O evento não se trata apenas sobre competição, tendo também um momento técnico oferecido pelo simpósio. Nele os palestrantes expões seus trabalhos científicos e ocorrem discussões interativas de práticas mais atualizadas sobre salvamento aquático.
Durante este congresso técnico Celestino foi agraciado pelas autoridades locais recebendo duas medalhas de Mérito de Salvamento Aquático.
Uma destas medalhas foi ofertada pela SOBRASA e a outra pelo Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, devido aos seus relevantes feitos na prevenção de afogamentos em âmbito nacional e nas conquistas esportivas de “Lifesaving” realizadas nos últimos anos.
Esta medalha destina-se a laurear civis ou militares das esferas federal, estadual ou municipal, estrangeiros, ou quaisquer outros cidadãos que se tenham destacado, por participação relevante, nas atividades concernentes ao Salvamento Aquático, de modo a se tornarem merecedores do reconhecimento público.