A Associação Ornitológica de Botucatu (AOB) reúne no próximo dia 6 de setembro (domingo) criadores de várias regiões brasileiras para o Campeonato Brasileiro de Curió, espécie de pássaro muito valorizado pelo seu canto.
O encontro acontece no Colégio Santa Marcelina, região central da cidade, com entrada franca, onde serão divididos os espaços para a disputa nas modalidades de canto clássico, canto livre e fibra, assim como locais específicos para análise e notas dos juízes. A supervisão é do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
As competições dessa natureza são tradicionais exposições públicas dos pássaros, onde o desempenho de cada um é medido e aos melhores são ofertados apenas troféus. Não existe premiação em dinheiro, contudo a respectiva cotação é valorizada a cada boa classificação que o pássaro consegue obter. Em razão disso, os criadores viajam centenas de quilômetros para participarem do torneio.
Daí a grande emoção dos ornitófilos quando o pássaro se sai bem em uma competição e cada criador procura extrair o que o seu pássaro tem de melhor. Uns são mais valentes, outros mais repetidores, outros cantam mais bonito. Por isso é que existem vários regulamentos para abranger diferentes modalidades.
Para o criador conservacionista e empresário Milton Roberto de Oliveira, conhecido entre os criadores como Beto do Animania, o torneio busca a confraternização de diferentes gerações e cidades para um bate papo e incrementar a criação em ambientes domésticos e a conseqüente segurança da preservação dessas espécies. Lembra que vários criadores de Botucatu sempre estiveram entre os melhores do Brasil.
“Além disso, o torneio também estimula o intercâmbio de filhotes entre os criadores para renovação de matrizes e as novidades do mercado, já que as aves vencedoras são muito valorizadas”, comentou Beto Oliveira. “Com toda certeza teremos mais uma vez em Botucatu uma bonita competição e confraternização”, complementou.
Compartilhe esta notícia