O prefeito João Cury Neto, acompanhado dos secretários Antonio Carlos Pereira (Esportes) e Narcizo Minetto Júnior (Educação), reuniu-se na manhã desta quinta-feira (10) com o presidente do Santos Futebol Clube, Luís Álvaro de Oliveira Ribeiro. A informação foi passada pela Secretaria de Comunicação. Em pauta, a proposta de parceria para criação de um centro de formação de atletas em Botucatu, que também contaria com a participação do Instituto Itapoty. O encontro aconteceu na sede do clube, na Vila Belmiro.
Discutido desde o ano passado, o projeto prevê que sejam atendidos até 100 atletas, divididos nas categorias Sub 11, 13, 15 e 17. Metade dos garotos selecionados virá de escolas públicas de Botucatu e os demais serão indicados pelo Santos, a partir de peneiras realizadas pelo Brasil.
Pelo esboço apresentado na reunião, a Prefeitura se responsabilizará por oferecer dois campos de treinamento, alimentação e transporte para 50 atletas, academia de musculação, atendimento médico e fisioterápico, nutricionista, auxiliar de cozinha e garantia de matrícula em escolas da rede público de ensino. O Santos Futebol Clube se compromete em disponibilizar treinadores (2), preparadores físicos (2), preparadores de goleiros (2), massagistas (2), roupeiros (2), uniformes de treino e jogo, bolas, além de espaço na camisa para inserir a marca de futuros anunciantes.
Já o Instituto Itapoty, uma ONG voltada a ações em defesa do meio ambiente e do desenvolvimento humano, participaria com moradia/alojamento para 50 atletas, mão de obra para área administrativa e de limpeza, além de captação de recursos por meio de leis de incentivo fiscal ou de patrocínios diretos. José Beraldo Filho, torcedor do Santos e integrante da entidade, é um dos grandes incentivadores do projeto. Ele também participou da reunião. Nossa intenção é colaborar para o desenvolvimento do esporte em nossa cidade, contribuindo para a formação do caráter dos nossos jovens.
O presidente santista mostrou-se bastante interessado na celebração do acordo, não apenas pelo potencial de formação de novos atletas, mas também pela preocupação em desenvolver ações de cidadania junto aos garotos. O projeto vem de encontro com a nova filosofia de trabalho que nossa diretoria implantou no clube, com foco também na formação do cidadão. A experiência com Botucatu criaria um paradigma, seria pioneira, declarou Ribeiro.
O prefeito João Cury solicitou a criação de uma comissão e a fixação de prazos para uma definição. O projeto é muito interessante mas temos que avançar em algumas questões para comprovar a sua viabilidade, sobretudo financeira. Para nós seria motivo de orgulho firmar parceria com o Santos, um dos maiores clubes do Brasil e do mundo. Na conversa muito agradável que tivemos com o presidente Luís Álvaro ele nos revelou ter laços afetivos com Botucatu, um motivo a mais para acreditarmos que o desfecho pode ser positivo, disse.
Representantes do Santos e da Prefeitura trocarão informações e no prazo de duas semanas deverão apresentar um protocolo de intenções, que seguido de um plano de negócio, servirá de base para assinatura do futuro contrato. O projeto, com perspectiva de começar a funcionar em agosto deste ano, será apresentado nos próximos dias ao ministro do Esporte, Orlando Silva, em audiência que contará com as presenças do prefeito João Cury e do presidente do Santos, Luís Álvaro de Oliveira Ribeiro.
Compartilhe esta notícia