A cidade de Botucatu encerrou sua participação na 76ª edição dos Jogos Abertos do Interior (segunda divisão), realizada em Bauru nesta sexta-feira (23) com a conquista de mais quatro medalhas. A tão esperada medalha de ouro veio na luta olímpica com o atleta Rafael Oliveira, na categoria até 55 kg. O atleta botucatuense venceu três lutas contra Santo André, Santos e Mogi das Cruzes.
Rafael, afirma que todas as lutas foram difíceis, já que a equipe de Botucatu na modalidade é recente e só fez três treinos antes da competição. A conquista da medalha de ouro foi muito importante para nossa cidade. Na final venci um atleta de nível olímpico, conta.
Ainda na mesma modalidade, Botucatu garantiu a medalha de bronze na categoria até 84 kg com Bruno Morato que realizou quatro lutas contra Santos, Mogi das Cruzes e Catanduva. Na quarta colocação ficou o atleta Redson Oliveira que lutou com Rio Claro e Santos.
Bruno Morato conta que Botucatu ficou na oitava colocação geral da modalidade nos Jogos com a equipe formada por três atletas desbancando cidades com mais de dez competidores. Devido a nossa performance nós três fomos convidados a participar de uma seletiva da marinha na próxima semana no Rio de Janeiro para representar o Estado de São Paulo. Após esta seletiva sairão vinte atletas para compor a equipe brasileira da modalidade, relata.
{n}Medalhas de prata{/n}
Na decisão do futebol feminino livre Botucatu ficou com a medalha de prata após ser derrotada por Cotia nos pênaltis, por 4 a 1. No tempo normal e na prorrogação o jogo ficou empatado em 0 a 0. Na oportunidade, a jogadora Bruna Reche perdeu o primeiro pênalti botucatuense chutando para fora. Em seguida Bruna Flor marcou para a Cidade e na sequência Jujuba bateu mas a goleira do time adversário fez a defesa e logo em seguida ela converteu a sua penalidade decretando a vitória de Cotia e o título da campeã da competição.
Segundo o técnico de Botucatu, Luis Fernando Barros Pereira, o jogo foi muito equilibrado e a equipe lutou até o final. “Nós tivemos algumas chances de definir a partida, mas infelizmente fomos para prorrogação e perdemos na cobrança de pênaltis. Só tenho a agradecer e parabenizar toda a nossa equipe que lutou durante toda a competição, enfatiza.
Este foi o terceiro ano consecutivo que o time de Botucatu chegou na disputa pelo ouro na competição. Em 2011 a equipe bateu Cotia na fase final dos Jogos Abertos e conquistou a medalha de ouro. Já em 2010 as meninas botucatuenses ficaram com o vice-campeonato depois de serem derrotadas pela equipe de Franca.
A outra medalha de prata de Botucatu nos Jogos Abertos foi conquistada pela equipe de xadrez masculino após vencer a cidade de Barrinha por 2,5 a 1,5. Segundo o técnico da equipe, Vinícius Cardoso, a conquista foi emocionante já que no início da rodada a expectativa era ficar com o quarto lugar. Estávamos enfrentando a equipe campeã da competição e queríamos pelo menos o empate. Porém, conseguimos a vitória e após Mogi das Cruzes empatar com Itú e Guarujá perder para Santo André ficamos com a segunda colocação, explica.
A equipe de xadrez masculino comandada por Vinícius Cardoso é composta pelos atletas Horácio Saldaño, Paulo Jatobá, Joaquim de Deus, Marcelo Coimbra, Nelson Toru e André Jacóia.
Compartilhe esta notícia