Claudenir Celestino faturou uma medalha de ouro e ficou entre os melhores do mundo em várias modalidades
O subtenente Claudenir Celestino, Bombeiro de Botucatu, participou na última semana do Campeonato Mundial de Salvamento aquático. O Lifesaving foi realizado em Gold Coast, Austrália.
O campeonato ocorre de forma bianual. Entre os resultados, Celestino faturou uma medalha de ouro na categoria revezamento 4×25 revezando o manequim.
Hoje na reserva, Celestino foi o único a representar o estado de São Paulo na disputa. O evento reúne os melhores do mundo na modalidade.
Celestino se especializou em mergulhos e salvamento no período em que serviu o Corpo de Bombeiros. É referência em Botucatu.
Com décadas de experiência, Celestino foi o principal idealizador do projeto “Viva Verão”, que ajudou a conscientizar sobre afogamentos em Botucatu, diminuindo sensivelmente o número de ocorrências em toda a região.
Resultados de Celestino no mundial da Austrália:
1° lugar no revezamento 4×25 revezando o manequim.
5° lugar 200 metros nadando com obstáculos.
10° nos 50 metros carregando manequim
4° no revezamento 4×50 Medley
5° no 100 metros carregando manequim com nadadeiras.
Os resultados completos da delegação brasileira podem ser acessados em https://sobrasa.org/lifesaving-world-championships-2024-lwc2024/
O esporte
O esporte Salvamento Aquático é chancelado pela International Lifesaving Federation (ILS), principal autoridade mundial em salvamento aquático.
A ILS é uma entidade sem fins lucrativos, apolítica, não religiosa, esportiva e humanitária. Ela lidera, colabora e faz parcerias com organizações nacionais e internacionais na área de prevenção, resgate e socorro básico e avançado em todo o mundo.
A ILS (e as organizações membros) promove e organiza desportos de salvamento e regularmente realiza competições internacionais com o objetivo de melhorar o interesse e suas competências em segurança aquática.
O esporte salvamento aquático é uma ferramenta que desenvolve competências e conhecimento técnico e envolve a todos os profissionais a segurança aquática, desempenhando ainda um papel crucial na melhora das relações globais entre instituições que tenham o interesse comum de segurança aquática.
A ILS possui comitês responsáveis pela gestão, desenvolvimento e aspectos técnicos de suas atividades. As quatro comissões são: Prevenção de Afogamento, Resgate, Esporte Lifesaving e Negócios. E salvar vidas por meio da competição Lifesaving é uma das metas estabelecidas, contribuindo para a missão mundial de prevenção do afogamento. A Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático – SOBRASA, ONG sem fins lucrativos (ainda em preparativo de fundação), participou da fundação da ILS no ano de 1994, no país de Gales (Cardiff) onde ocorreu o primeiro Campeonato Mundial de Salvamento. A Sobrasa vem organizando o esporte salvamento aquático no Brasil, tendo realizado seu primeiro campeonato brasileiro na cidade do Rio de Janeiro em 1996.
Compartilhe esta notícia