Atletas de Botucatu participaram do 41º Campeonato Nacional da Raça Quarto de Milha, realizado em Londrina (PR) entre os dias 14 e 22 de julho, com a participação de cavaleiros do Brasil todo. Segundo a ABQM (Associação Brasileira do Quarto de Milha) foram 7.928 inscrições com 1.991 cavalos em Londrina e 1.191 competidores participando de uma das maiores provas equestres da América Latina.
Ocorreram provas de laço Team Roping, laço de bezerro, três tambores, maneabilidade e cinco tambores, entre outras. E os Botucatuense se destacaram, conquistando várias premiações.
A criação de cavalos para competição e as provas de rodeio tem importância no Município de Botucatu, onde estes animais são criados e os atletas treinam. Mais de 3.000 pessoas são empregadas direta e indiretamente na cidade, entre treinadores, veterinários, tratadores, produtores de insumos, como ração, produtos veterinários, feno e medicamentos, além de prestadores de serviços.
Recentemente foi criada no município a RCC – Rodeio Country Clube – associação criada para de apoiar estas atividades e fomentar o esporte garantindo as práticas de bem-estar animal. E todos os competidores vitoriosos em Londrina eram membros da RCC.
Os competidores que se destacaram foram:
Ana Laura Savini – Campeã nos Três Tambores na categoria Jovem B animal castrado e 5º colocada na Categoria Jovem B geral
Mariana Siqueira Araújo – Campeã nos Três Tambores na Categoria Amador Principiante
Arturo Lorenzo de Oliveira Burini – 5º colocado nos Três Tambores categoria Kids
Eugênio Piloto – Campeão Modalidade Laço Individual Categoria Jovem C e 10º colocado na categoria Cronômetro Aberta Livre
Francisco de Assis Soares Araújo Filho – Campeão Profissional Light Laço Pé Técnico
João Victor de Oliveira Miranda – Campeão Laço Cabeça categoria Jovem C
João Vitor Bighetti – 2° colocado nos 5 Tambores Categoria Jovem C, 3º colocado na Maneabilidade de Velocidade na categoria Jovem C e 3° colocado nos Três Tambores na categoria Jovem C Principiante.
Miguel Dias da Silva Filho – 3º e 4º colocação nos Três Tambores na categoria Aberta Cavalo Castrado
Miguel Dias da Silva Neto – Campeão e 2º colocado nos Três Tambores na categoria Jovem A
Arthur Nogueira Silva – Campeão e 2º colocado nos Três Tambores categoria Jovem A principiante