Bruno Costa correu entre os melhores maratonistas do mundo na mais antiga e importante prova anual
O atleta de Botucatu Bruno Eduardo Ribeiro de Costa participou na última segunda-feira, dia 17, da Maratona de Boston 2023 no EUA. Trata-se do principal evento da categoria em todo mundo.
Bruno Costa completou os 42 km da prova em 2h 54 minutos e 29 segundos, com pace médio de 4 min e 06 seg. Essa foi a primeira participação do atleta de Botucatu em Boston.
Costa contou como foi a prova. Ele citou a energia do público que acompanhava o evento, apesar do frio e chuva que pairavam na cidade americana.
Desde a largada da prova, a energia e a multidão de atletas correndo se juntava com a alegria das pessoas aplaudindo e torcendo. Isso me deixou ainda mais feliz por estar lá naquele momento, narrou Bruno.
A prova foi a realização de um grande sonho, que foi concretizado com muita dedicação e esforço.
Depois de passar toda euforia, está caindo a ficha. Ficando claro o sonho que se concretizou. Me preparar para esse ciclo foi algo difícil e desgastante mental e fisicamente, mas li uma frase que diz: “o sonho não deixe de ter seus custos”. Todos esses custos só abrilhantaram o coroação nesse momento. Posso dizer que vai ser difícil descrever em palavras o que é participar desse evento, mas realmente Boston abraça e acolhe os corredores da melhor forma possível, comemorou Bruno.
A prova contou com a participação dos principais fundistas do mundo. Brasileiros também competiram pelas ruas de Boston. Entre eles, Bruno Costa destaca a amizade com um atleta que mostra o sentimento de empatia no esporte.
Tive o privilégio de partilhar dessa alegria ao lado do corredor Augusto Almeida, que tive o privilégio de conhecer dias antes da prova. Brasileiro que há nove anos mora em Boston e pela primeira vez também estava correndo a maratona. Foi meu guia turístico, falou de todos lugares que passamos e me alertava das subidas e descidas que estavam por vir. Embora eu e ele estivéssemos em busca de performar e melhorar nossos tempos, em um ponto da prova eu disse que desempenho era o de menos, pois essa corrida foi uma celebração da vida. E assim seguimos. Em alguns momentos ele me ajudou, em outros eu ajudei ele. Parece que não, mas a corrida é um esporte individual de forma coletiva, expressou Bruno Costa.
Obrigado primeiramente a Deus, Boston, meu treinador André Savazoni e Mayara Savazoni, amigos, e em especial a minha noiva Ana Tereza, que viveu esse sonho comigo, finalizou Bruno Costa.
A prova em Boston
Realizada desde 1897, a Maratona de Boston chega completou sua 127ª edição nesta segunda-feira (17 de abril). A tradicional prova americana faz parte das seis majors.
Além de ser a mais antiga maratona anual do mundo, é considerada por muitos como a prova mais importante do atletismo mundial.
O queniano Chebet venceu o clima ruim para ser bicampeão na 127ª edição masculina da Maratona de Boston. A compatriota Hellen Obiri leva a melhor no feminino.
Compartilhe esta notícia