Atacante brasileiro, destaque do Real Madrid, foi vítima de racismo na semana passada
Estrela do Real Madrid e da seleção brasileira, o atacante Vinicíus Jr está entre os cotados na disputa pelo prêmio de melhor jogador do mundo. Sites com aposta grátis hoje colocam o brasileiro ao lado de Karim Benzema e Mbappe entre os principais candidatos. Mas, se as coisas vão bem dentro de campo, fora dele o jovem tem sido alvo de críticas na imprensa espanhola.
Tudo começou na semana passada, quando o empresário espanhol Pedro Bravo fez críticas racistas contra o brasileiro, dizendo que ele deveria parar de fazer “macaquices” dentro do gramado. É que Vini Jr tem comemorado seus gols com danças e celebrações que, às vezes, irritam seus adversários. Nada justifica, é claro, a ofensa racial.
O clima esquentou ainda mais no fim de semana, quando Vini Jr comemorou um dos gols do Real Madrid dançando com o também brasileiro Rodrygo, autor do primeiro gol do time merengue no clássico contra o Atlético de Madrid. No fim, a equipe de Vini Jr venceu por 2 a 1, o que ajudou a inflamar os ânimos.
Antes do jogo, aliás, a torcida do Atlético fez cânticos racistas contra Vini Jr, algo que se repetiu durante todo o confronto. Nesta terça-feira, manifestações distintas sobre o episódio ganharam repercussão na Espanha.
O Congresso Espanhol emitiu um comunicado condenando as ofensas racistas sofridas por Vini Jr. Em nota aceita por todos os congressistas, o parlamento julgou inconcebível os ataques ao brasileiro. “Este episódio não é um caso isolado, mas um novo exemplo de uma realidade que já foi denunciada muitas vezes: Marega, Kameni, Williams, Marcelo, Daniel Alves ou Eto’o, entre outros, são alguns dos jogadores que sofreram insultos racistas”, afirmou.
Em Nova York para a Assembleia Geral da ONU, o presidente da Espanha, Pedro Sánchez, também se manifestou sobre o assunto. “Sou torcedor do Atlético e esperava uma mensagem forte dos clubes contra esse tipo de comportamento. Isso é o que eu pediria à minha equipe. Acho importante que os clubes de futebol levem a sério esse tipo de comportamento e reajam”, disse Sánchez.
Enquanto isso, uma parcela da imprensa segue atacando o jogador brasileiro por sua personalidade irreverente. Um dia após o clássico contra o Atlético, integrantes do programa “El Chiringuito”, da TV espanhola, pesaram a mão contra Vini Jr e o chamaram de imaturo.
Na opinião do jornalista Juanfe Sanz, Vinicius está se prejudicando por uma “falta de inteligência emocional para evitar certas circunstâncias”.
“Para mim, Rodrygo tem cada vez mais maturidade esportiva, e Vinicius é cada vez mais imaturo esportivamente. Está entre os três melhores do mundo atualmente, mas não está sabendo digerir a fama e o peso de ser uma estrela e de ter a responsabilidade de representar o Real Madrid”, afirmou.
Compartilhe esta notícia