Cerca de 300 atletas representando 30 cidades do interior paulista estiveram participando do IV Troféu Cuesta de Natação Master, uma das mais importantes competições do País. O evento aconteceu nesse sábado, das 9 ? s 14h30, e teve entrada franca para o público que acompanhou o desempenho dos nadadores na arquibancada do conjunto aquático da Associação Atlética Ferroviária (AAF) é válido pela 4ª etapa do circuito da União dos Nadadores Masters do Interior (UNAMI).
O circuito é um dos mais disputados entre os eventos regionais do Brasil, ficando atrás apenas dos campeonatos brasileiros. “Este é o circuito o mais importante e mais disputado entre os regionais/estaduais do País”, comenta a presidente da BotuMaster, Vera Lex Engel. Por isso, atletas de várias equipes de São Paulo marcam presença, emenda.
Segundo ela, um dos objetivos do evento é difundir o esporte para a população, bem como a qualidade de vida proporcionado pela natação. “Além do espírito esportivo, é uma forma de união entre os integrantes da BotuMaster, bem como com as demais equipes”, pondera Vera Engel. “Também queremos mostrar que competir não é um bicho de sete cabeças, pois existem provas e categorias de todos os níveis”, reitera, por sua vez, Liliane Cassimiro Arena, também da BotuMaster.
A expectativa de a Cidade receber 300 atletas da categoria master (acima de 25 anos) e pré-master (entre 20 e 25 anos) de 30 cidades do interior paulista foi alcançada e os nadadores representaram 35 equipes. Botucatu esteve representada por 53 competidores e muitos deles já atletas consagrados, nacionalmente.
Por já estar entre os principais polos de natação master do Brasil, Botucatu se tornou uma das sedes de uma das etapas da competição. O nome Troféu Cuesta foi especialmente escolhido por lembrar as belezas naturais da Cidade. Tanto os troféus quanto as medalhas têm desenhos exclusivos que identificam a Cuesta.
As provas disputadas foram: 200m livre, 200m peito, 100m medley, 50m borboleta, 4×50 medley, 50m livre, 100m borboleta, 50m costas, 4x50m livre misto. Já para iniciantes as competições serão nas modalidades: 25m livre e 25m peito. Até o fechamento desta matéria o resultado oficial ainda nãos havia sido divulgado, o que deverá acontecer nas próximas horas.
Os atletas que chegaram de outras cidades receberam um café da manhã, e frutas durante o dia todo. Esse tipo de estrutura é possível pelo apoio de empresas como Sabesp; Supermercado Jaú Serve; Padaria A Favorita; Café Grava de São Manuel e Quitanda Paraíso. O evento tem ainda o apoio da Prefeitura Municipal de Botucatu e Associação Atlética Ferroviária.
Fotos: Valéria Cuter
Compartilhe esta notícia