Fotos: Valéria Cuter
O que se viu neste domingo noYokohama Stadium, no Japão, ficará marcado para sempre nos anais da história do futebol mundial. Mais de 40 mil torcedores corintianos, literalmente, invadiram o estádio para assistir o Corinthians e conquistar o Campeonato Mundial de Clubes em cima do Chelsea.
Em todo o território nacional os loucos corintianos comemoraram o título contra o time inglês com um gol do centroavante Guerreiro aos 23 minutos do segundo tempo. Em Botucatu a empolgação pela conquista do título não foi diferente e milhares de torcedores foram ? s ruas para comemorar a vitória mais importante da história alvinegro do Parque São Jorge.
O presidente da torcida Estopim da Fiel, André Carmoni, contou com dezenas de torcedores na sede da entidade na Vila Maria para acompanhar o jogo. Eu tinha a convicção de que o título viria pra nós. É um título mais do que merecido para esse time que teve garra, disciplina e determinação, para a alegria milhões de brasileiros, disse Carmoni.
O industriário Rogério Marciola, que passou a noite em claro esperando o jogo, não poupou elogios ao goleiro Cássio que teve uma atuação acima da média e foi considerado o melhor jogador do mundial. Temos que valorizar e enaltecer cada jogador que teve participação nessa conquista, mas hoje contra o Chelsea, o Cássio, mostrou porque é o melhor goleiro do Brasil. Ele fechou o nosso gol e fez grandes defesas. Agora é só comemorar, colocou Marciola.
Marcos Cesar Paes, que é conhecido como Paes da Fiel, reuniu um grupo de amigos em sua casa e vibrou muito com mais esta conquista do seu time de coração. Tenho orgulho de bater no peito e dizer que sou corintiano. Eu que já senti na pele a dor de ver o meu time cair para a segunda divisão do futebol brasileiro, há alguns anos, hoje estou comemorando o título mundial, compara Paes.
O servidor público Luiz Fernando Machado alegou que havia pensado que a maior emoção de sua vida no futebol foi a de ter visto o Corinthians campeão da Taça Libertadores da América. Hoje eu vi que o Corinthians pode sempre dar algo mais para o torcedor. Por isso tem uma torcida diferente das outras. Que outra equipe brasileira pode transformar um estádio que fica do outro lado do mundo, no Pacaembu? Só O Corinthians mesmo!, observou Machado.
Já Emerson Fernando Tavares, o Nando, destacou o trabalho feito por Tite. Acho que esta conquista é de todos os corintianos, mas não podemos nos esquecer do trabalho do técnico Tite que sempre teve o time nas mãos, uniu o grupo e comandou o time nas conquistas do Campeonato Brasileiro, Libertadores da América e agora o Mundial de Clubes. No ano que vem tem mais!, disse.
{n}O jogo{/n}
O primeiro tempo teve momentos dramáticos para equipe brasileira e não fosse a performance do goleiro Cássio poderia ter encerrado o primeiro perdendo por um ou mais gols de diferença. Aos 9 minutos o goleiro corintiano salvou gol certo em cima da linha, depois de uma cabeçada de Cahail. Cássio fez outras duas defesas milagrosas, aos 37 minutos, após chute de Torres e aos 39 em chute colocado de Moses.
No segundo tempo o Corinthians equilibrou a partida e passou a jogar melhor do que o time inglês. Controlou os nervos e contou com ótima partida de Danilo e o faro de Guerrero para sacramentar o placar final da vitória. O gol saiu após jogada iniciada pelo camisa 20 e que acabou na cabeça de Guerrero, como na semifinal contra o Al Ahly.
O gol afetou, psicologicamente, os jogadores ingleses que não conseguiram sair da marcação imposta pela equipe brasileira para buscar o gol do empate. Quando o árbitro turco Cüneyt Çakir apitou o final da partida a festa foi espalhada por todo Brasil e vários países do mundo.
{n}Ficha Técnica {/n}
Resultado: Corinthians 1 x Chelsea 0
Local: Estádio Internacional de Yokohama, em Yokohama (Japão)
Data: 16 de dezembro de 2012 (domingo)
Horário: 8h30 (de Brasília)
Árbitro: Cüneyt Çakir (Turquia)
Assistentes: Bahattin Duran (Turquia) e Tarik Ongun (Turquia)
Cartões amarelos: Jorge Henrique (Corinthians); Cahill e David Luiz (Chelsea)
Cartão vermelho: Cahill (Chelsea)
Gol: Corinthians – Guerrero, aos 23 minutos do segundo tempo
Público: 68.275 pagantes
Corinthians – Cássio; Alessandro, Chicão, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho Jorge Henrique e Danilo; Emerson (Wallace); Guerrero (Martínez). Técnico: Tite.
Chelsea – Cech; Ivanovic (Azpilicueta), Cahill, David Luiz e Ashley Cole; Ramires, Lampard, Moses (Oscar) e Juan Mata; Hazard (Marin) e Fernando Torres. Técnico: Rafael Benítez.