Responsável pela realização do Vestibular Unesp 2020, a Fundação Vunesp divulgou nesta segunda-feira (19) as datas para os pedidos de isenção da taxa de inscrição no exame. Para pedir isenção, os candidatos devem fazer a solicitação de 2 de setembro a 8 de setembro na página da Vunesp.
Nesse mesmo período, também estará aberta a solicitação de redução de 50% do valor da taxa, seguindo os critérios estabelecidos pela Lei Estadual 12.782, de 2007.
O valor da taxa de inscrição no exame é de R$ 170. O benefício de isenção da taxa é concedido após análise socioeconômica, mediante comprovação documental. O benefício de redução de 50% é concedido após atendimento dos critérios previstos na lei que regula o tema.
Os resultados das solicitações de isenção da taxa serão divulgados em 24 de setembro, no site da Vunesp (www.vunesp.com.br). Os pedidos deferidos já significarão a efetivação da inscrição do solicitante. Os candidatos que tiverem os pedidos indeferidos poderão realizar a inscrição até 7 de outubro, como os demais candidatos, mediante o pagamento da taxa de inscrição.
O Vestibular Unesp 2020 é o maior da história da Unesp, com 7.725 vagas oferecidas em 24 cidades paulistas.
A prova da primeira fase da seleção será realizada em 15 de novembro, em 31 cidades paulistas e ainda em Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR) e Uberlândia (MG). Os candidatos habilitados e convocados para a segunda fase farão novas provas nos dias 15 e 16 de dezembro, um domingo e uma segunda-feira. No ano passado, o total de inscritos no Vestibular Unesp foi de 98.435 candidatos.
A Unesp destina pelo menos 50% das vagas por curso (total de 3.878 vagas entre as 7.725 do Vestibular) ao Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública. A porcentagem de ingressantes oriundos de escolas públicas no Vestibular Unesp 2019 foi de 54,6%.
Isenção
Para pedir isenção, os candidatos deverão preencher até 8 de setembro o formulário de inscrição, disponível na página www.vunesp.com.br. Os pedidos de isenção podem ser feitos de duas formas. Podem pedir isenção vestibulandos cadastrados no CadÚNICO (gerido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome para Programas Sociais), ou seja, os que têm renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo ou que possuam renda familiar mensal de até três salários mínimos. Estes estudantes preencherão o Número de Identificação Social (NIS) no requerimento de isenção.
Também têm direito a pedir isenção os candidatos que concluíram ou concluirão este ano o ensino médio com todo o currículo cumprido em escola pública, na Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou com bolsa de estudo integral, se o curso for de instituição particular. Estes vestibulandos precisam ainda ter renda familiar bruta mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa, além de residir no Estado de São Paulo ou estar vinculado a uma instituição de ensino localizada em território paulista.
Redução de 50%
O pedido de redução de 50% do valor da taxa destina-se a candidatos matriculados no ensino médio ou em curso pré-vestibular e que recebam remuneração mensal inferior a dois salários mínimos ou estejam desempregados (Lei Estadual 12.782, de 2007).
O prazo para essas solicitações é o mesmo do pedido de isenção (2 de setembro a 8 de setembro). O resultado dos pedidos de redução também será divulgado em 24 de setembro.
A Unesp oferece ainda redução de 75% aos cerca de 400 mil alunos matriculados no último ano do ensino médio da rede pública estadual paulista. O período para cadastramento destes candidatos é o mesmo da inscrição dos pagantes de taxa integral, de 9 de setembro a 7 de outubro.
Mais informações sobre os cursos da Universidade podem ser obtidas no Guia de Profissões: www.unesp.br/guiadeprofissoes.
As dúvidas sobre o vestibular são esclarecidas no Disque Vunesp, pelo telefone (11) 3874-6300 (em dias úteis, das 8h às 18h).
Compartilhe esta notícia