Vigilância Ambiental ensina crianças da Rede Municipal sobre guarda responsável de animais

Durante o mês de agosto, a equipe de educação da Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) realizou um trabalho educativo sobre a guarda responsável de cães e gatos com as crianças dos quartos anos da Rede Municipal de Ensino.

O método utilizado pela equipe da VAS para passar as informações aos alunos consiste em um jogo de boliche com perguntas e respostas. Neste jogo, após a sala ser dividida em duas equipes, cada criança joga a bola e ganha a pontuação dos pinos derrubados após responder corretamente uma pergunta sobre o tema abordado.

De maneira lúdica, a atividade orientou sobre vacinação, alimentação, castração e todos os outros cuidados básicos com animais de estimação, sempre ressaltando que estes cuidados é questão de saúde pública.

“As crianças são as maiores difusoras de conhecimento. O que é ensinado em sala de aula é replicado aos pais, irmãos e amigos e geram efeitos muito positivos em toda a sociedade. Por isso a importância do trabalho”, destaca Valdinei Campanucci, Supervisor de Serviços de Saúde Ambiental e Animal.