Vem aí a I Jornada de Engenharia de Produção da ITE

 

Ela chegou para ficar. Em sua primeira edição, a Jornada de Engenharia de Produção da Faculdade Iteana de Botucatu (ITE) é um evento que será organizado anualmente pelos alunos do curso de Engenharia de Produção com o objetivo de promover a interação entre alunos, professores e sociedade, contribuindo com a disseminação e compartilhamento de conhecimento tecnológico e social entre os participantes. Este ano, com o tema “Indústria 4.0”, o evento acontece nos dias 31 de outubro e 1 de novembro.

Serão oferecidas palestras e oficinas, exposições e apresentações de trabalhos, stands de empresas, apresentações culturais e praça de alimentação. O evento é aberto e gratuito.

Segundo o professor e coordenador do curso de Engenharia de Produção da ITE, Rodrigo Guarnetti, Indústria 4.0 é um conjunto de tecnologias baseadas nos conceitos e nas respectivas interações entre os sistemas Cyber-Físicos, a Internet das Coisas e o Big Data, contribuindo com uma visão mais abrangente dos sistemas de produção, facilitando as tomadas de decisões por humanos em uma fábrica inteligente.

“O conceito de indústria 4.0 começou a ser implantado a partir de 2013, originado a partir de um projeto do governo da Alemanha voltado para novas estratégias que aliam tecnologia e meios de produção”, destaca.

Ainda segundo o coordenador, o fundamento básico dessa nova concepção mostra que as fábricas que conectam máquinas e sistemas têm capacidade e autonomia para agendar manutenções, prever falhas em processos e se adaptar a mudanças inesperadas que ocorrem nas etapas de produção.

Durante o evento, alguns equipamentos como uma impressora 3D, robôs, projetos dos alunos e equipamento do laboratório de física ficarão expostos no pátio onde serão realizados experimentos e demonstrações.

Serão oferecidos ainda espaços para que empresas de tecnologia da região apresentem seus produtos no sentido de proporcionar integração entre o meio acadêmico e empresarial no evento.

Portas abertas

Paralelo ao evento, alunos de rede pública e privada das escolas de Botucatu visitarão as instalações da ITE e terão as suas dúvidas profissionais sanadas por professores e alunos da casa.