Veja como foram reservadas vagas para o Provão Paulista na Unesp

Educação
Veja como foram reservadas vagas para o Provão Paulista na Unesp 16 outubro 2023

São 934 vagas para alunos da rede estadual de SP, que poderão escolher o curso em novembro

Nova modalidade de ingresso nos cursos de graduação da Unesp e das demais universidades estaduais paulistas, que se soma às modalidades de ingresso já existentes, o Provão Paulista Seriado está com as regras e o calendário definidos pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), que promove a avaliação.

O exame da Seduc-SP será realizado nos dias 28 e 29 de novembro nas escolas estaduais, por meio de questões de múltipla escolha. Todos os estudantes matriculados tanto na rede regular de ensino de São Paulo quanto no conjunto de colégios técnicos ligados ao Centro Paula Souza (Etecs) estão automaticamente inscritos.

A Unesp oferece 934 vagas para o Provão Paulista Seriado, em 63 carreiras diferentes. No total, são 15.369 vagas para ingresso no ensino superior público paulista, considerando todas as instituições participantes —Unesp, USP, Unicamp, Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) e Fatecs (Faculdades de Tecnologia de São Paulo).

Pelas regras divulgadas pela Seduc-SP, os estudantes do terceiro ano do ensino médio das redes regular e técnica de ensino de São Paulo poderão escolher até três opções de curso e de câmpus universitários diferentes, distribuídas em até duas das três universidades estaduais paulistas (Unesp, USP e Unicamp).

Os candidatos inscritos no Provão Paulista Seriado receberão uma mensagem por email da Fundação Vunesp, responsável pela execução da avaliação, com os procedimentos para o processo de escolha das vagas, o que poderá ser feito na primeira quinzena de novembro por meio de um “portal de escolhas” na web.

As 934 vagas oferecidas pela Unesp foram distribuídas pelos cursos de graduação da Universidade seguindo critérios técnicos construídos pela Câmara Central de Graduação. Foram destinadas de 10% a 30% das vagas de cada curso de graduação de acordo com a proporção de preenchimento das vagas nos últimos exames vestibulares. Os cursos que percentualmente abriram mais vagas para o Provão Paulista Seriado foram aqueles que tiveram menor preenchimento de vagas no período analisado.

Em números absolutos, por outro lado, cursos de carreiras concorridas no Vestibular Unesp abriram um número significativo de vagas, como por exemplo nos casos de Medicina (9 vagas no câmpus de Botucatu), Direito (12 vagas no câmpus de Franca), Ciência da Computação (17 vagas entre os câmpus de Bauru, Presidente Prudente, Rio Claro e São José do Rio Preto), Psicologia (18 vagas distribuídas entre os câmpus de Assis e Bauru) e Odontologia (29 vagas entre os câmpus de Araçatuba, Araraquara e São José dos Campos).

“A Unesp considera que a parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) é profícua, pois, enquanto instituição pública plural, inclusiva e de excelência, reforça seu compromisso e responsabilidade social relativo à adequada e ampla utilização do erário público destinado anualmente às universidades estaduais paulistas para a formação dos estudantes em nível superior”, afirma a pró-reitora de graduação da Unesp, professora Célia Maria Giacheti.

Pelas regras do Provão Paulista Seriado, os desempenhos dos estudantes das escolas estaduais serão aferidos ao longo dos três anos do ensino médio, o que torna mais completa a avaliação do conhecimento adquirido. Essa característica seriada do Provão será implantada gradualmente, ao longo dos próximos anos.

“Os estudantes da rede estadual terão mais oportunidades, ao longo dos três anos do ensino médio, para conhecerem e se interessarem pelo ensino superior, em especial pelos cursos de graduação da Unesp oferecidos nas três grandes áreas do conhecimento, em um rol de 63 carreiras profissionais”, diz a pró-reitora de graduação da Unesp.

A participação dos estudantes da rede estadual de ensino no Provão Paulista Seriado não inviabiliza que eles possam pleitear o ingresso na Unesp por meio do vestibular tradicional. Pelas regras da Seduc-SP, se o candidato for aprovado nos dois processos para o mesmo curso, ficará com a vaga obtida na modalidade que teve o melhor desempenho. No caso de cursos diferentes, terá que optar por um deles.

“A expectativa da Unesp, neste primeiro ano de Provão Paulista Seriado, é realizar trabalho colaborativo com USP, Unicamp, Univesp e Fatec para iniciar a construção de um novo modelo de ingresso dos alunos do ensino médio público no ensino superior”, afirma a pró-reitora Célia Maria Giacheti, para quem a parceria visa o fortalecimento a médio e longo prazos do diálogo entre a Seduc, as escolas, os alunos, os professores do ensino público e a comunidade unespiana.

As normas do Sistema de Reserva de Vagas para a Educação Básica Pública (SRVEBP) da Unesp, que destina 35% deste sistema para estudantes pretos, pardos e indígenas, serão aplicadas também no Provão Paulista Seriado.

“Tal investimento no presente poderá modificar a formação dos alunos (no ensino médio público) e, consequentemente, transformar suas vidas e de seus familiares. A Unesp, em contrapartida, ampliará a entrada anual de jovens talentos que poderão contribuir para o crescimento científico da Universidade”, diz a professora Célia Maria Giacheti.

Além da modalidade de ingresso via Provão Paulista Seriado, é possível entrar nos cursos de graduação da Unesp por meio do vestibular tradicional, do desempenho em olimpíadas científicas e, no caso de vagas remanescentes do vestibular tradicional, por meio da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Salles institucional
Oferecimento