Valdir Paixão assume a Secretaria Municipal de Educação

Educação
Valdir Paixão assume a Secretaria Municipal de Educação 07 julho 2017

O Professor Valdir Paixão assumiu de forma oficial a Secretaria Municipal de Educação na manhã desta sexta-feira, dia 07. Em um evento realizado no Salão Azul da Secretaria, dezenas de pessoas presenciaram a ‘simbólica’ transmissão de cargo entre ele e a Professora Lucilene Cota.

Valdir Paixão já teve contato nesta sexta-feira com diversos servidores (Foto Facebook Izaias Colino)

O Acontece Botucatu divulgou na última semana em primeira mão que o governo Mário Pardini iria sofrer mais uma troca, antecipando que a Professora Lucilene Cota deixaria a pasta. O Professor Valdir Paixão, até então docente na Unesp, seria o novo Secretário.

Segundo apurou esta reportagem, não houve nenhum problema de ordem pessoal nessa decisão. Pesou o fato de Lucilene querer se dedicar à família, mas também o desgaste de um orçamento enxuto para a Secretaria que recebe a maior demanda do município. Pardini também deseja mudanças.

Lucilene pediu para sair há algum tempo e Pardini estaria procurando um substituto. “Eu havia pedido para deixar o governo. Quero cuidar da minha família, me aposentei para isso. Saio muito feliz após esses seis meses e agradeço ao Pardini pela oportunidade. Acho que pude contribuir com algumas mudanças implantadas. Saio feliz”, disse Lucilene na última semana ao Acontece.

 

Perfil do novo Secretário

Valdir Gonzales Paixão Junior tem 50 anos e era docente e pesquisador no Departamento de Educação do Instituto de Biociências da Unesp em Botucatu, onde também atuou como vice-chefe. É educador, filósofo e doutor em Sociologia pela UNESP, com pós-doutorado em Bioética pelo Centro Universitário São Camilo da Unesp.

O professor Valdir Paixão é membro da Academia Botucatuense de Letras. Já trabalhou nas faculdades Edu Vale de Avaré e Unifac Botucatu em cargos de coordenação. Também teve atuação na Fatec, La Salle, Colégio Anglo, entre outros.

Sua vida na educação ainda foi marcada por ter sido Dirigente Regional de Ensino entre os anos de 2011 e 2012, atuando também como coordenador pedagógico, onde teve notória atuação ao administrar dezenas de escolas estaduais na região de Botucatu.

Paixão é membro da Academia Botucatuense de Letras. É visto com bons olhos por vários setores da sociedade para assumir a pasta que detém R$ 100,3 milhões de um total de R$ 349 milhões do orçamento anual da Prefeitura, ou seja, o maior da administração. Por lei o mínimo exigido é 25% do total.

Várias mudanças em apenas seis meses de governo 

Pardini já efetuou várias mudanças em seis meses de governo (Foto arquivo Acontece)

Essa é a terceira mudança significativa da atual administração em 6 meses de governo no chamado primeiro escalão; isso sem contar as executadas em escalões inferiores, que já foram várias. Algumas dessas mudanças envolvem peças que participavam do governo anterior.

Falando de secretariado, em maio o médico Fraz Burini deixou a Pasta de Esportes, assumindo o Professor Geraldo Pupo, homem de confiança de Mário Pardini. Outras mudanças internas ocorreram esta semana na mesma secretaria.

No fim do último mês o Prefeito trocou os nomes da Secretaria de Comunicação, saindo o jornalista Carlos Pessoa, com quem (dizem) a relação nunca foi plenamente amistosa e entrando o jornalista André Godinho, ex-TV Tem e que detém a confiança e admiração de Pardini.

Uma quarta mudança já foi anunciada, porém, ainda não foi executada. Trata-se da troca entre Adjair de Campos pelo Delegado da Dise Paulo Buchignani na Secretaria de Segurança e Cidadania. Paulo Buchignani espera apenas que sua aposentadoria seja publicada pelo governo estado para assumir. Ao contrário das outras trocas, Adjair deve continuar prestando serviços para o governo municipal, provavelmente em um projeto de monitoramento inteligente na cidade.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Promoção Torcida Campeã
Oferecimento