Unesp salta para quinta posição em ranking da América Latina

Educação
Unesp salta para quinta posição em ranking da América Latina 13 novembro 2024

Universidade ocupava 10ª posição na edição publicada por revista britânica no ano passado

Foto André Godinho

A Unesp ocupa a 5ª posição entre as universidades da América Latina, de acordo com ranking publicado nesta terça-feira pela revista britânica Times Higher Education, especializada na cobertura do ensino superior. O resultado representa uma melhora significativa na colocação da Universidade, que na edição de 2023 ocupava a décima posição geral. 

As primeiras três posições do ranking foram ocupadas por universidades brasileiras, com a USP em primeiro lugar, seguida pela Unicamp e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), segunda e terceira colocadas, respectivamente. O levantamento apontou ainda sete universidades do país entre as dez primeiras colocadas do ranking regional. Esta foi a nona edição do Latin America University Rankings, que neste ano classificou um total de 214 instituições. O resultado completo do THE Latin America University Rankings 2024 Explore pode ser visto na pagina oficial.

Em relação ao desempenho na edição anterior, a Unesp teve uma melhora expressiva no indicador Qualidade da Pesquisa, registrando 73,5 pontos, enquanto na edição de 2023 o resultado foi de 41,3. A Universidade também se destacou nos indicadores Pesquisa e Ensino, em que ocupou a 5ª e 4ª posições no ranking, respectivamente  [veja tabela]. 

 TotalQualidade
da Pesquisa
Colaboração com
a Indústria
InternacionalizaçãoPesquisaEnsino
202481,773,548,237,097,284,9
202381,141,357,252,699,793,2

Mudanças na metodologia

Em nota publicada no final de outubro, em inglês, o THE destacou algumas mudanças recentes na metodologia para o ranqueamento das universidades. O artigo menciona, por exemplo, o aumento de 13 para 18 no número de indicadores que são calibrados para refletir de forma mais fiel as universidades de países com economias emergentes. Da mesma forma, a métrica citações de impacto não está mais sendo usada no ranking da América Latina.

No artigo em que avalia os resultados do ranking latino-americano, em inglês, o THE afirma que essas mudanças podem ter impactado o desempenho de algumas instituições. O texto também destaca uma fala do Pró-Reitor de Pesquisa da Unesp, o professor Edson Cocchieri Botelho, sobre a importância da autonomia das universidades paulistas. “Com certeza, [nós] precisamos melhorar muitas coisas, mas acredito que a ideologia desse modelo é muito conveniente para nós [universidades públicas paulistas]”, afirmou.

A Unesp e os rankings

A Comissão dos Rankings da Unesp esclarece que os resultados de rankings não representam os objetivos da instituição, nem a visão de futuro da Universidade, com elevado grau de comprometimento com a pesquisa aplicada às realidades de transformação das condições socioeconômicas e ambientais do Estado de São Paulo e de modo geral do Brasil.

Os resultados, entretanto, são relevantes porque mostram as consequências das ações que são realizadas continuamente pela Universidade.

Fonte: Portal Unesp

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Shopping Amando está chegando
Oferecimento