Estão abertas as inscrições para os cursos de férias “Experimentando Genética”, “Investigando a vida das plantas”, “Reprodução de A a Z”, “Do amarelão às picadas de cobra: um passeio pelas doenças tropicais”, “Virando a célula do avesso” e “A Ciência por trás das jaulas e gaiolas”, que serão realizados no período de 23 a 28 de janeiro.
As capacitações são gratuitas e as atividades ocorrerão nas dependências do Instituto de Biociências (IB) da Unesp, câmpus de Botucatu. Os cursos integram o Programa de Extensão Universitária “Difundindo e Popularizando a Ciência na Unesp: Interação entre Pós-Graduação e Ensino Básico”.
Segundo a professora Adriane Wasko, do Departamento de Genética do IB, desde 2007, são desenvolvidas atividades inovadoras de inclusão e integração social que tornam a educação científica mais prazerosa e atrativa. “Ao longo de 10 edições dos cursos de férias, cerca de 1.200 estudantes da rede básica já tiveram a oportunidade de vivenciar o que é fazer ciência de um modo diferente, dinâmico e divertido, por meio da elaboração de experimentos científicos, visitas a laboratórios, museus e centros de pesquisa e atividades que aliam ciência e arte – como peças de teatro, músicas e jogos”, explica.
A docente também destaca outras oportunidades proporcionadas aos participantes como contribuição do Programa para ingresso de jovens de escolas públicas em universidades “Diversos destes estudantes foram selecionados como ‘jovens talentosos’ e receberam bolsas de Iniciação Científica Júnior para desenvolver projetos junto a laboratórios de pesquisa da Unesp. O sucesso das atividades desenvolvidas refletiu no ingresso de vários estudantes da rede pública em cursos de graduação da Unesp e de outras instituições superiores de ensino”, ressalta Adriane.
Os estudantes do Ensino Médio de escolas públicas de Botucatu e região interessados em participar dos cursos de férias devem se inscrever, até o dia 9 de dezembro, por meio do site http://www.museuescola.ibb.unesp.br/curso.php. Haverá emissão de certificados. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].
Assessoria de Comunicação e Imprensa do Instituto de Biociências
Compartilhe esta notícia