Entre as universidades brasileiras a Unesp ocupa a 4ª colocação segundo a última edição do QS World University Rankings
A última edição do QS World University Rankings divulgado nesta terça-feira, dia 27, colocou a Unesp na 419ª posição entre 1499 universidades avaliadas em todo o mundo. O ranking mostra que ele é a quarta colocada entre as brasileiras.
Este foi o melhor resultado da Universidade desde que passou a figurar no levantamento global produzido pela consultoria de ensino superior britânica Quacquarelli Symonds, em 2012. No ano passado, a Unesp foi ranqueada na 477ª colocação.
A USP (Universidade de São Paulo) ocupou o 85ª lugar entre 1.499 universidades, ultrapassando a Universidade de Buenos Aires e tornando-se a nova líder na América Latina.
Além da USP, as melhores colocações de universidades brasileiras no ranking são as seguintes:
220º: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
371º: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
419º: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
595º: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
A primeira posição no ranking ficou com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), dos Estados Unidos, seguidos pela Universidade de Cambridge e pela Universidade de Oxford, ambas do Reino Unido.
Esta é a vigésima edição do QS World University Ranking, que neste ano incorporou três novos indicadores à sua metodologia: Sustentabilidade, cujo objetivo é avaliar o impacto social e ambiental das universidades como centros de educação e pesquisa, Resultados do Emprego, que analisa a capacidade das universidade de garantir bons empregos para seus formandos, e Rede Internacional de Pesquisa, que busca fornecer uma visão do quão conectada internacionalmente está a pesquisa da instituição.
Mais detalhes sobre a metodologia do ranking, bem com o peso e a forma como a empresa obtém os dados que embasam o levantamento, podem ser obtidos na página do QS World University Ranking.
Resultado da Unesp
O resultado da última edição coloca a Unesp entre as 28% melhores universidades do mundo, o que representa uma melhora constante desde 2017 [ver gráfico]. Em relação aos resultados do ano passado, a Universidade teve uma melhor avaliação na Reputação do Empregador, um indicador produzido a partir de uma pesquisa realizada com empregadores de todo o mundo, e na Reputação Acadêmica, em que o questionário é aplicado a acadêmicos de todo o mundo.ada na faixa entre 421-430 (ver gráfico).
Por outro lado, os indicadores Citações por Docente, Proporção de Professores e Alunos, Professores Internacionais e Alunos Internacionais registraram quedas em relação aos resultados do último ano. A nota final da Unesp foi 26,8, uma melhora em relação à edição do ano passado do ranking, quando a nota foi de 24,9. Avaliando cada um dos indicadores, a melhor nota obtida pela Universidade foi no novo indicador incorporado ao ranking, Sustentabilidade, com 53,7. Em seguida vieram a Reputação Acadêmica (39,3), Reputação de Empregadores (34,6). Estudantes Internacionais, Resultados do Emprego e Professores Internacionais registraram as piores notas.
Fonte: Site Unesp e G1
Compartilhe esta notícia