Unesp fica entre as melhores do país em ranking universitário

Educação
Unesp fica entre as melhores do país em ranking universitário 24 agosto 2019
Divulgação

Um dos mais importantes rankings universitários internacionais, o Center for World University Rankings (CWUR) destacou a Unesp entre as quatro melhores instituições de ensino superior do Brasil.

Na edição 2018-2019, a Unesp havia subido três posições no ranking nacional, passando a ser a quarta mais bem avaliada do país. Na última edição do ranking (2019/2020), recém-divulgada, a Unesp mantém-se no topo, na quarta posição entre as universidades brasileiras. Na América Latina, é a sétima mais bem avaliada e, no ranking mundial, ocupa a 444ª posição.

As instituições brasileiras melhores classificadas no ranking mundial são a USP (128ª posição), a UFRJ (349ª) e a Unicamp (353ª). Na América Latina, também aparecem à frente da Unesp a Universidade de Buenos Aires (344ª), a PUC do Chile (368ª) e a Universidade do Chile (418ª).

Depois da quarta posição da Unesp no cenário nacional, aparecem as universidades federais de Minas Gerais (UFMG) em quinto, do Rio Grande do Sul (UFRGS) em sexto e de São Paulo (Unifesp), na sétima colocação do ranking CWUR.

Histórico do ranking CWUR

Nas suas duas primeiras edições, 2012 e 2013, foram classificadas as cem melhores universidades do mundo no ranking CWUR. A partir de 2014, esse número foi ampliado para 1.000 universidades e, na última edição, foram listadas 2.000 instituições.

O Brasil tem 21 universidades entre as 1.000 primeiras classificadas e, no total, 52 instituições listadas.

Entre as 20 primeiras do ranking 2019-2020, 17 são universidades dos EUA, duas do Reino Unido e uma do Japão. As norte-americanas Universidade de Harvard, MIT (Massachusetts Institute of Technology) e Universidade de Stanford são, nessa ordem, as três primeiras da lista.

Leiden Ranking

Outro ranking universitário, o CWTS Leiden Ranking, também pôs a Unesp em posição de detaque, classificando-a como a segunda melhor universidade brasileira em número de publicações, contabilizando 6.325 trabalhos indexados no período de 2014 a 2017, o que a coloca na 138ª posição no mundo.

De modo a avaliar este resultado, tomemos como comparação a Harvard University, primeira colocada no Leiden Ranking: sua produção foi de 33.118 trabalhos. Em relação a este valor, a Unesp representa quase 20% em número de trabalhos. Harvard possui cerca de 2.400 membros do corpo docente e aproximadamente 20 mil alunos. Na Unesp, são mais de 50 mil alunos para um corpo docente com pouco mais de 3.000 professores.

Além da grande diferença no número de alunos, é importante destacar que a Unesp tem 43 anos de existência, ainda considerada uma jovem universidade (menos de 50 anos), enquanto Harvard é a mais antiga universidade dos Estados Unidos, com 383 anos –foi criada no ano de 1636.

Os dados confirmam que Unesp é uma universidade que, apesar jovem, consegue combinar ensino de excelência e pesquisa de qualidade, com alto grau de comparabilidade e competitividade com universidades tradicionais.

Sobre os indicadores do CWUR

O Center for World University Rankings (CWUR) publica o único ranking universitário global que mensura a qualidade da educação e formação de estudantes, bem como o prestígio dos membros do corpo docente e a qualidade da sua pesquisa sem depender de pesquisas de reputação e submissões de dados por parte das universidades.

O CWUR usa sete indicadores objetivos e robustos para classificar as 1.000 melhores universidades do mundo:

-Qualidade da Educação (Quality of Education), medida pelo número de ex-alunos (alumni) de uma universidade que ganharam grandes prêmios internacionais, prêmios e medalhas em relação ao tamanho da universidade (15%)

-Emprego de egressos (Alumni Employment), medido pelo número de ex-alunos (alumni) de uma universidade que ocuparam cargos de CEO nas maiores empresas do mundo em relação ao tamanho da universidade (15%)

-Qualidade do corpo docente (Quality of Faculty), medido pelo número de acadêmicos que ganharam grandes prêmios internacionais, prêmios e medalhas (15%)

-Pesquisa (Research Output), medido pelo número total de trabalhos de pesquisa (15%)

-Publicações de Qualidade (Quality Publications), medidas pelo número de trabalhos de pesquisa que aparecem em revistas (journals) de primeira linha (15%)

-Influência (Influence), medida pelo número de trabalhos de pesquisa que aparecem em periódicos altamente influentes (15%)

-Citações (Citations), medidas pelo número de artigos de pesquisa altamente citados (10%)

Para a abordagem técnica dos indicadores, a instituição CWUR indica a leitura do artigo: https://cwur.org/methodology/preprint.pdf

Sobre o Ranking CWUR de universidades

O Centro de Classificações Universitárias Mundiais (CWUR) é uma organização líder em consultoria que fornece assessoria política, insights estratégicos e serviços de consultoria a governos e universidades para melhorar os resultados educacionais e de pesquisa.

Publicado desde 2012, o Ranking CWUR começou como um projeto na Arábia Saudita com o objetivo de classificar as cem melhores universidades do mundo. Em 2014, foi expandido para listar as 1.000 melhores entre 18 mil universidades de todo o mundo, tornando-se o maior ranking acadêmico de universidades globais.

Mais informações: https://cwur.org/about.php.

Ranking CWUR de disciplinas

Em 2017, o CWUR Subjects fez sua primeira publicação relacionada a áreas específicas, classificando as dez primeiras colocadas ao redor do mundo.

Por esse recorte, são classificadas as principais universidades do mundo em 227 categorias de assunto, com base no número de artigos de pesquisa em periódicos de primeira linha. Os dados são obtidos da Clarivate Analytics.

A Unesp foi classificada como a quarta melhor universidade do mundo na área de DENTISTRY, ORAL SURGERY & MEDICINE. Veja mais no link: https://cwur.org/2017/subjects.php

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Supermusculos quarta
Oferecimento