Levantamento internacional colocou a Unesp como a 137ª instituição que mais publica artigos científicos em inglês no mundo e segunda na América do Sul
O Centro de Estudos em Ciência e Tecnologia (CWTS) da Universidade de Leiden, na Holanda, publicou, no último dia 21 de junho, seu ranking mundial que avalia a produção científica das universidades. O levantamento colocou a Unesp como a 137ª instituição que mais publica artigos científicos em inglês no mundo e segunda na América do Sul. O levantamento tem como referência as informações disponibilizadas pela base de dados Web of Science, da Clarivate Analytics
Cabe mencionar que no recorte apresentado neste texto estão consideradas apenas as instituições que publicaram, no mínimo, 500 artigos entre 2018 e 2021. Diferente de rankings internacionais como o THE e o QS, que agregam diferentes indicadores para definir uma nota final à instituição, o Leiden Ranking avalia apenas a produção científica com base nos dados bibliométricos obtidos no Web of Science, portanto em inglês, deixando de fora a análise de atividades de ensino ou extensão, por exemplo.
Entre os indicadores usados pelo CTWS estão o número total de artigos publicados pela universidade, o número e a porcentagem de artigos no top 50%, top 10%, top 5% e no top 1%, na sua área de conhecimento, bem como colaborações interinstitucionais, internacionais e com a indústria, artigos publicados com acesso aberto e proporção de autoras mulheres. Neste sentido, o ranking permite ranquear as instituições de acordo com o parâmetro que for do interesse do leitor.
A partir da exploração dos parâmetros disponibilizados no site, nota-se que a Unesp é a segunda universidade da América do Sul em número de artigos citados (8.098), sendo 5,7% desses artigos (459) entre os 10% mais citados em sua respectiva área. Para efeito de comparação, há dez anos, segundo o próprio Leiden Ranking, a Universidade tinha 3,8% dos seus artigos entre os 10% mais citados. A primeira colocada na região é a USP, com 20.781 artigos, e a Unicamp a terceira, com 7.170 publicações.
Quando selecionado o indicador “Colaborações”, que incluem artigos publicados com pesquisadores de outras universidades, de outros países ou com a indústria, a Unesp registra 7016 artigos, o que representa 84,9% do total. Artigos publicados especificamente em colaboração internacional foram 42,1% do total.
O ranking também permite avaliar a distribuição da produção científica da Universidade entre mulheres e homens, tendo em vista a análise da equidade de gênero. A Unesp foi classificada na 56ª posição mundial, entre as mais de 1400 instituições analisadas com mínimo de 500 publicações entre 2018-2021, o que representa 42.6% do total. Sobre a quantidade de artigos publicados com acesso aberto, ou seja, publicações que não exigem a inscrição em uma biblioteca para serem consultados, o levantamento da Universidade de Leiden aponta que a Unesp teve 51.6% de suas publicações neste formato.
Fonte: Jornal e site da Unesp
Compartilhe esta notícia