Universidade Estadual Paulista (Unesp) definiu as datas do seu Vestibular 2019 em acordo com as seguintes instituições de ensino superior: USP, Unicamp, Unifesp, ITA, PUC-SP, Mackenzie e PUC-Campinas. O objetivo do calendário conjunto é evitar a coincidência de datas e permitir que os vestibulandos possam participar de mais de um processo seletivo.
O período de inscrições para a Unesp será de 10 de setembro a 8 de outubro. Antes deste período, a instituição divulgará as datas para pedidos de isenção e redução da taxa. A Unesp e a Vunesp, responsável pela realização do vestibular, oferecem redução de 75% do valor da taxa para alunos de último ano do ensino médio da rede pública estadual paulista, atualmente um total de 400 mil alunos da Secretaria da Educação/SP e do Centro Paula Souza.
O exame da primeira fase acontecerá no dia 15 de novembro. Os candidatos habilitados e convocados para a segunda fase farão novas provas nos dias 16 e 17 de dezembro, um domingo e uma segunda. No ano passado, as provas foram aplicadas para 107.753 candidatos em 34 cidades, sendo 31 destas no Estado de São Paulo.
O resultado final da Unesp será divulgado em 1º. de fevereiro de 2019. A Resolução deverá ser divulgada até julho, com todas as informações sobre cursos e vagas disponíveis para ingresso em 2019. Em 2018, a Unesp ofereceu 7.365 vagas em 173 cursos, disponíveis em 23 cidades.
No Vestibular 2018, o Sistema de Reserva de Vagas para a Escola Básica Pública (SRVEBP) garantiu um mínimo de 50% das vagas de cada curso para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública. Isso ampliou a proporção destes alunos nos cursos da Unesp, que foi de 52,3% das vagas oferecidas em 2017 e passou para 56,4% em 2018 (dados ainda parciais).
Fonte: Unesp
Compartilhe esta notícia