Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp lança os vídeos “Pílulas de Ciência”, com participação do IBB de Botucatu
Sabe aquelas perguntas singelas e espontâneas que as crianças costumam fazer e, para responder, você tem o desafio de pesquisar a fundo o tema em questão ou simplificar teorias científicas e conhecimentos que demoraram décadas para serem consolidados? Os vídeos do “Pílulas de Ciência” aproveitarão esta curiosidade natural pelo mundo própria do universo infantil para responder, em até um minuto, as perguntas feitas pelos “jovens cientistas”.
O projeto da Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI) da Unesp, em colaboração com a Pró-reitoria de Pesquisa (Prope) e com a Agência de Divulgação Científica e de Comunicação (AgDC) do IBB, foi lançado nesta quarta-feira, 12 de outubro, data em que se convencionou chamar de “Dia das Crianças”. A iniciativa faz parte do site “Unesp para Jovens”, espaço concebido para reunir iniciativas diversas destinadas a estimular o letramento científico de crianças e adolescentes, com o objetivo de aproximar esse público de conceitos fundamentais que fazem parte do escopo de trabalho dos cientistas e de temas de pesquisas de ponta realizadas no ambiente universitário.
Os vídeos do “Pílulas de Ciência”, que tem como público preferencial crianças e pré-adolescentes de 8 a 13 anos, são animações com informações que respondem às questões levantadas a partir dos olhares infantis. No primeiro episódio, a dúvida que está sendo esclarecida tem relação com a zoologia, mais especificamente a herpetologia, o universo dos anfíbios: “por que os sapos conseguem pular tão alto?” A publicação dos vídeos vai ocorrer de forma periódica em um espaço específico do site Unesp para Jovens: parajovens.unesp.br/pilulas-de-ciencia/.
“O projeto se insere no contexto de letramento de ciência para um público que está dentro daquele do ‘Unesp para Jovens’. A ideia principal é que todo mundo nasce cientista, com interesse de conhecer o mundo. O que está sendo feito é dar vazão a esta curiosidade das crianças e dos jovens, com respostas baseadas no rigor científico e em fontes confiáveis, com animações e uma linguagem atrativa. É um estímulo a um interesse natural das crianças”, resume o professor Marcelo Takeshi Yamashita, assessor-chefe de Comunicação e Imprensa da Universidade.
A ideia dos vídeos “Pílulas de Ciência” surgiu, segundo o docente, depois de uma reunião de integrantes da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp na TV Cultura, emissora pública com tradição no oferecimento de conteúdos de qualidade ao público infantojuvenil. O formato sintético do projeto foi pensado, inclusive, para o uso das animações em intervalos dos programas de TV destinados a crianças e adolescentes.
Parte do hub de conteúdos do “Unesp para Jovens”, o “Pílulas de Ciência” é um projeto da ACI Unesp construído em parceria com a Pró-reitoria de Pesquisa da Universidade e com a Agência de Divulgação Científica e de Comunicação do Instituto de Biociências do câmpus de Botucatu (IBB-Unesp). O financiamento é do convênio Unesp/Santander.
Se você tem contato com uma criança “jovem cientista”, incentive-o a enviar uma pergunta para o “Pílulas de Ciência” da Unesp. As orientações de como enviar a sua pergunta para o projeto estão disponíveis neste link: https://parajovens.unesp.br/pilulas-de-ciencia/envie-sua-pergunta/.
Compartilhe esta notícia