
O evento, que marca o início da jornada acadêmica dos novos estudantes, teve como objetivo promover a integração, o aprendizado e a adaptação dos ingressantes à vida universitária.

Entre os dias 24 e 26 de fevereiro de 2025, a Unesp de Botucatu promove a tradicional Recepção Unificada para os calouros das Faculdades de Medicina (FMB), Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), Ciências Agronômicas (FCA) e Instituto de Biociências (IBB). O evento, que marca o início da jornada acadêmica dos novos estudantes, teve como objetivo promover a integração, o aprendizado e a adaptação dos ingressantes à vida universitária.
Abertura oficial
O primeiro dia do evento foi marcado pela cerimônia de abertura, realizada na Casa da Arte, que contou com a presença de autoridades acadêmicas e políticas. Estiveram presentes os diretores das quatro unidades do câmpus: Professor Mario de Beni Arrigoni (FMVZ), Professora Percília Giaquinto (IBB) (foto), Professor Caio Antonio Carbonari (FCA) e Professor Carlos Magno Castello Branco Fortaleza (FMB e presidente do Grupo Administrativo do Câmpus – GAC). A diretora da Divisão Técnica de Biblioteca e Documentação, Luciana Pizzani, também participou da mesa de abertura, além do deputado estadual Guilherme Cortez e da representante da Comissão de Recepção, Beatriz Moreira.
Apresentação da biblioteca e programação do evento
Logo após a abertura, os calouros foram apresentados à Biblioteca do Câmpus, um espaço fundamental para o sucesso acadêmico, que oferece um vasto acervo e recursos de pesquisa. Em seguida, a Comissão de Recepção, representada por Beatriz Moreira, detalhou a programação dos três dias de atividades, destacando a importância da integração entre os alunos e a comunidade universitária.
Sessões técnicas e debates
Após um coffee break, os estudantes participaram de uma sessão técnica sobre saúde, seguida de uma palestra sobre saúde mental, temas essenciais para o bem-estar e a adaptação dos novos universitários. O dia também incluiu grupos de discussão sobre temas relevantes, como capacitismo, comunidades indígenas, cotas, racismo, democratização da educação, gênero, insegurança alimentar, LGBTQIA+fobia e movimento estudantil. Esses momentos de reflexão e diálogo reforçaram o compromisso da Unesp com a formação cidadã e o engajamento social.
Fonte: Vias Digitais
Compartilhe esta notícia