São 5 mil vagas para professores da Educação Básica de escolas públicas
A Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) encontra-se com inscrições abertas para o curso de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, iniciativa da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão – Secadi/MEC, que, em parceria com a Capes, desenvolveram o curso de extensão que visa atender a formação de professores da Educação Básica, instruindo-os com as melhores práticas pedagógicas para o desenvolvimento de uma Educação Inclusiva.
O curso de extensão, com 120 horas de formação, será ofertado pela Unesp por meio do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), tendo a Coordenadoria de Desenvolvimento Profissional e Práticas Pedagógicas – CDeP3 como responsável pelo processo seletivo dos cursistas e, também, por todas as etapas de implementação do curso na universidade. O curso será ofertado na modalidade Educação a Distância (EaD).
A Pró-reitoria de Extensão Universitária e Cultura da Unesp (PROEC) tem se destacado na interlocução da universidade com a sociedade, e, agora, implementa mais uma ação no campo da formação de professores da Educação Básica em todo o estado de São Paulo. Por meio do Sisproec – Sistema de Extensão Universitária e Cultura, a PROEC realiza o acompanhamento e avaliação de programas, projetos e cursos de extensão universitária.
Ao todo, são oferecidas 5 mil vagas, destinadas a professores e demais profissionais da educação básica com vínculo atual em rede pública municipal e estadual de ensino no estado de São Paulo.
Este curso de formação de professores das escolas públicas visa atender à Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (PNEEPEI). A Unesp é uma das Instituições de Ensino Superior do país credenciada e autorizada a participar desse projeto da Secadi/Capes/MEC dada a experiência da Unesp na área do curso, assim como sua longa tradição na oferta de cursos a distância com qualidade. Até o final de 2026, o MEC tem como meta a formação de 1,2 milhão de professores da Educação Básica no Brasil inteiro.
O objetivo do curso é oferecer ferramentas, conteúdos e metodologias que contribuam para a qualidade das iniciativas do professor no dia a dia da sala de aula. Promovendo o conhecimento sobre aspectos políticos e legais que fundamentam a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, o conhecimento sobre Educação Inclusiva, unindo a teoria e a prática do trabalho pedagógico no contexto da inclusão escolar de estudantes da Educação Especial.
O curso será desenvolvido em plataforma própria, por meio da qual serão disponibilizados os materiais a serem utilizados nas disciplinas e na realização das aulas. As Instituições ofertantes serão responsáveis pelos processos seletivos dos alunos, bem como pela disponibilização de equipe de suporte que será responsável pela assistência aos alunos tanto na parte administrativa quanto no desenvolvimento pedagógico do curso. Além da plataforma com as aulas, os alunos contarão com o auxílio de tutores para o desenvolvimento das disciplinas e das atividades correspondentes.
Para conhecer a proposta pedagógica do curso, acesse o link: Projeto Pedagógico.
Informações do curso e o edital do processo seletivo podem ser acessados na página da CDeP3, por meio do link: https://edutec.unesp.br/processo_seletivo/index.php .
Compartilhe esta notícia