Tem início nesta segunda (27) mais uma turma de Alfabetização de Jovens e Adultos

Educação
Tem início nesta segunda (27) mais uma turma de Alfabetização de Jovens e Adultos 27 março 2017

 

Começa na noite desta segunda-feira, 27, mais uma turma do curso de Alfabetização de Jovens e Adultos. O projeto é realizado por alunos, docentes e funcionários da Unesp e vem ensinando a escrita e a leitura desde 1994.

“O projeto começou com alunos da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), que diante de atendimentos na unidade de saúde do Jardim Peabiru, identificaram a baixa escolaridade e analfabetismo da população. Então, junto com professores do departamento de saúde publica, foi criada uma sala de aula. Há anos ele acontece no mesmo local e atende a população da região”, disse Stéfanie Cristina Pires Amancio, uma das voluntárias.

Podem se inscrever jovens e adultos, a partir dos 17 anos e não há limite de idade. “A maioria das pessoas que procura o projeto tem entre 30 e 70 anos. O projeto é aberto a todos aqueles que querem conhece-lo e tem vontade de aprender”, disse.

Em média são 20 alunos a cada ano. Nas aulas é utilizado o método Paulo Freire de educação libertadora. “As aulas não são somente de gramatica e português, tudo depende da demanda do aluno, do que ele já traz do cotidiano. Muitos alunos procuraram o projeto por dificuldade na leitura. As vezes em reconhecer números, ou para coisas especificas como tirar carteira de motorista, então, entendemos que as aulas têm que ser trabalhadas individualmente diante da dificuldade de cada um”.

As aulas são ministradas por voluntários, normalmente alunos de graduação, pós-graduação, residência e funcionários da Unesp de Botucatu. “Nesse ano tivemos cerca de 30 professores ingressantes, além dos professores que já participam do projeto antes. Por ano cerca de 40 voluntários participam, assim, em cada aula temos em torno de 5 a 10 professores, podendo dar um atendimento mais individualizado ao aluno”, explicou ela.

Nesta segunda a aula inaugural começa as 19h30m, na sede do Projeto Criança Feliz, no Jardim Peabiru. Não é necessário fazer inscrição antes das aulas, que ocorrem em dois dias da semana, segundas e quartas, das 19h30 até as 21h30m.

Serviço:

Projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos

Rua Eugenio Lourençon –  Jardim Peabiru

 

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Shopping Amando está chegando
Oferecimento