O Senac Botucatu promove o programa Aprendizagem, capacitação profissional pela qual jovens podem ter sua primeira experiência no mercado de trabalho. O curso é gratuito e a inscrição do aluno é feita pela empresa em que ele atuará como aprendiz em paralelo às aulas. Em 2015, o Senac São Paulo atendeu mais de 20 mil jovens em todo o Estado.
O programa é uma formação técnico-profissional vinculada à Lei da Aprendizagem, nº 10.097/2000, ampliada pelo Decreto Federal nº 5.598/2005, que determina que todas as empresas de médio e grande porte contratem um número de jovens de 14 a 24 anos incompletos equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários, assegurando a eles sua formação, ou seja, aprendizes.
A carga horária do programa é de 1.560 horas. O papel do Senac é oferecer a parte teórica (480 horas), gratuita tanto para o aluno quanto para a empresa do segmento de comércio de bens, serviços e turismo, que matricula seu aprendiz e promove a parte prática.
Na Aprendizagem, os alunos ainda realizam um Projeto Integrador, um estímulo para encontrar soluções para situações-problema, propiciando as condições de um aprendizado amplo e significativo. O projeto permeia todo o curso e se desdobra em torno de um tema definido em conjunto com a turma. Eles são estimulados à pesquisa, análise crítica, reflexão e investigação, visando ao desenvolvimento das competências previstas no perfil profissional de conclusão.
“A programação capacita o jovem para participar e compreender os processos de funcionamento dos departamentos das empresas, adotando atitude negociadora, sustentável, ética e cidadã”, afirma Muris Sleiman, docente do programa Aprendizagem do Senac Botucatu.
O Senac já capacitou mais de 115 mil jovens por meio do Programa Aprendizagem. Em pesquisa realizada em 2011, a instituição identificou que 80% dos alunos que participaram do curso estavam inseridos no mercado, seja por efetivação nas empresas nas quais foram aprendizes, seja por contratação em outras organizações.
Ao integrar-se ao programa, a empresa, além de cumprir seu papel legal de contratante do aprendiz, é convidada a compartilhar experiências como parceira do Senac e atuar no processo de transformação do jovem, dando oportunidade de trabalho e ajudando-o a construir uma vida pessoal e profissional mais digna.
Detalhes sobre como participar do programa estão reunidos na página www.sp.senac.br/aprendizagem. A empresa deve contatar a unidade do Senac do seu interesse para verificar a data de início das próximas turmas, prazo e documentos necessários. Outras informações pelo telefone (14) 3112-1150.
Informações
Senac Botucatu
Endereço: Rua Dr. Rafael Sampaio, 85 – Boa Vista
Telefone: (14) 3112-1150
E-mail: [email protected]