
Essa é a melhor posição da Universidade desde que o QS World University Rankings: Latin America & The Caribbean foi criado, consolidando uma ascensão contínua nos últimos cinco anos

A divulgação da última edição do QS World University Rankings: Latin America & The Caribbean, nesta terça-feira, colocou a Unesp como a sexta melhor universidade da região, o melhor resultado desde que este levantamento começou a ser publicado, em 2011.
A sexta posição também consolida a contínua melhora nas avaliações da Unesp no levantamento: desde 2021, a Universidade tem melhorado continuamente sua posição no ranking, saindo da 12ª obtida em 2021 para a sexta colocação alcançada neste ano.
A edição deste ano do ranking relacionou 492 instituições de 26 países da América Latina e Caribe, incluindo 130 universidades brasileiras. A primeira posição no ranking ficou com a Pontifícia Universidad Católica, do Chile, seguida pela USP e pela Unicamp, segunda e terceira colocada, respectivamente. A Unesp e a Universidad de Chile dividiram a sexta posição com uma nota geral de 92,5.
O ranking regional é publicado anualmente pela Quacquarelli Symonds (QS), uma consultoria britânica especializada no ensino superior. O resultado completo pode ser visto no site do QS World University Rankings: Latin America & The Caribbean.

No levantamento deste ano, a Unesp obteve notas entre 99 e 100 em quatro indicadores: Artigos por Docente, Quantidade de Docentes com Doutorado, Redes de Pesquisa Internacional e Impacto na Web.
Comparando com os resultados do ano anterior, o desempenho da Unesp nesta última edição do ranking melhorou em três indicadores. Em Proporção entre Alunos e Docentes a nota subiu de 34,5 em 2024 para 40,2 na edição de 2025. O indicador responde por 10% da nota total.
Outros dois indicadores que buscam avaliar a reputação das universidades tiveram melhoras sensíveis: a nota da Reputação Acadêmica foi de 96,3 em 2024 para 96.9 neste ano. Já a nota da Reputação entre Empregadores foi de 89,3 no ano passado para 90,4 em 2025.
A avaliação desses dois indicadores é feita a partir de questionários enviados para acadêmicos e empresas, e, juntos, respondem por 50% da nota final da instituição no ranking.
Fonte: Portal da Unesp
Compartilhe esta notícia