Universidade subiu duas posições em relação a 2023, marcando terceiro ano seguido de alta
AUnesp foi apontada como a oitava melhor universidade da América Latina, segundo levantamento publicado nesta quinta-feira pelo QS World University Ranking. O resultado significa uma melhora de duas posições em relação ao ranking publicado no ano passado, quando a Universidade ocupou a décima colocação.
Ao todo, o levantamento da consultoria britânica responsável pela publicação do ranking contemplou 437 instituições (14 a mais que no ano anterior), sendo 96 brasileiras (uma a mais que no ano anterior). A primeira posição do ranking ficou com a USP, seguida pela Pontifícia Universidade Católica do Chile e pela Unicamp, terceira colocada. O resultado completo pode ser obtido no site do QS World University Ranking.
A oitava posição iguala o melhor resultado da Unesp no ranking latinoamericano, obtido em 2015. O resultado atual coloca a Universidade à frente de 98,2% das instituições avaliadas, o melhor resultado até então. A edição deste ano do ranking regional representa ainda o terceiro ano consecutivo em que a Universidade melhora sua posição.
No levantamento deste ano, a Unesp obteve notas máximas nos indicadores Artigos por Professor e Professores com PhD. Além disso, os dados fornecidos pelos organizadores do ranking mostram que os melhores desempenhos da Unesp em relação ao ano passado ocorreram em dois indicadores: Reputação do Empregador e Citações por Artigo.
A Reputação do Empregador representa 20% da nota final e é obtida a partir de uma pesquisa com empregadores de todo o mundo sobre quais instituições estão fornecendo os profissionais mais bem preparados para o mercado de trabalho. Neste indicador, a Unesp melhorou 12 posições em relação ao ano anterior.
Já o indicador Citações por Artigo representa 10% da nota final e mede o número médio de citações obtido por cada artigo, sendo amplamente usado como um indicado para avaliar a qualidade da produção científica de determinada instituição. Os dados são obtidos a partir da base de dados Scopus e as contagens são normalizadas na tentativa de equalizar cada uma das áreas do conhecimento. Neste indicador, a Unesp subiu 15 posições em relação ao ano passado.
Mais informações sobre a metodologia adotada pelo QS World University Ranking para a América Latina pode ser vista na sua página oficial.
A Unesp e os rankings
A Comissão dos Rankings da Unesp esclarece que os resultados de rankings não representam os objetivos da instituição, nem a visão de futuro da Universidade, com elevado grau de comprometimento com a pesquisa aplicada às realidades de transformação das condições socioeconômicas e ambientais do Estado de São Paulo e de modo geral do Brasil. Os resultados, entretanto, são relevantes porque mostram as consequências das ações que são realizadas continuamente pela Universidade.
Compartilhe esta notícia