Projeto da Unesp em Botucatu usa dúvidas de crianças para abordar doenças infecciosas

Educação
Projeto da Unesp em Botucatu usa dúvidas de crianças para abordar doenças infecciosas 18 dezembro 2023

Quadro “Dr. Tião Responde” é coordenado por infectologista da FMB, com apoio da AgDC do IBB

Já está disponível para acesso on-line, um projeto de extensão universitária da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), desenvolvido em parceria com o Instituto de Biociências da Unesp (IBB) – Câmpus Botucatu, que pretende, por meio de conteúdos educativos em vídeos, publicados no YouTube, disseminar conhecimento sobre doenças infecciosas. A iniciativa também envolve alunos da rede básica de ensino de Botucatu.

As atividades são coordenadas pelo infectologista e professor Dr. Sebastião Pires Ferreira Filho, do Departamento de Infectologia, Dermatologia, Diagnóstico por Imagem e Radioterapia, juntamente com a pesquisadora Dra. Rosana Barreto Colichi, do Programa de Enfermagem da FMB/Unesp.  A produção é da Agência de Divulgação Científica e Comunicação (AgDC) do IBB, que também disponibilizará todo o conteúdo em seu canal no YouTube. 

O especialista, durante o quadro educativo “Dr. Tião Responde”, esclarece, de maneira simples e objetiva, às perguntas elaboradas por alunos da Escola Estadual Pedro Torres, de Botucatu. São dúvidas comuns sobre as doenças, trazidas pelos estudantes que, muitas vezes, ouvem em casa, em conversas com os pais.

Já foi produzida, em parceria com a AgDC do IBB, uma série de vídeos que compõem as temporadas de 2023 do projeto. Os conteúdos apresentam informações sobre doenças infecciosas, suas respectivas formas de contágio, os agentes etiológicos, sinais, sintomas, diagnóstico e principais formas de prevenção. 

O projeto conta com a participação de estudantes de graduação do  curso de Medicina da FMB/Unesp e também de Pedagogia da faculdade Unibr, de Botucatu, que ficam responsáveis por dividir a apresentação do quadro com o Dr. Tião, trazendo as dúvidas dos estudantes da rede básica.

Estão previstas 6 atividades, com duração de 3 meses cada, incluindo temas como vacinação, higienização das mãos, dengue, infecções sexualmente transmissíveis (IST´s), entre outros. Foram 2 projetos realizados em 2023 e serão produzidos mais 4 em 2024.

Na opinião da pesquisadora Dra. Rosana Barreto Colichi, o projeto inova por ser um material educativo que utiliza uma mídia social como ferramenta de comunicação com os estudantes da rede básica e suas famílias. “Durante os encontros com os alunos do circo escola, dois encontros com os estudantes antes de cada gravação das perguntas, trabalhamos algumas dinâmicas, conversamos sobre as doenças. Só que, mais do que isso, gostaríamos de também levar esclarecimentos às famílias. Nosso intuito é que eles mostrem os vídeos  para seus familiares e ajude a disseminar o conhecimento, de maneira simples, na comunidade”, explica.

Dra. Rosana também destaca que o projeto tem como objetivo ser inclusivo, já que as atividades propostas consideram alunos autistas, com baixa visão e outros transtornos. “Utilizamos, como instrumento pedagógico, materiais que podem ser tocados e sentidos pelos alunos. É uma forma de permitir a participação de todos, sem exceção”, acrescenta.

Dr. Sebastião, coordenador do projeto, conta que quando as ações foram pensadas a ideia sempre foi ensinar as crianças a se proteger e até a reconhecer alguns sintomas de doenças infecciosas mais prevalentes. “Começamos pelo tema das vacinas, que gerou muitas polêmicas nos últimos anos.  Foi muito interessante ensinar os alunos sobre essa questão e tê-los como reprodutores de informações corretas”, destaca.

O infectologista argumenta que, do ponto de vista médico, é fundamental que as crianças tenham fontes seguras de informações corretas, como forma, inclusive, de combater as fake news. “Muitas vezes, os estudantes trazem dúvidas da família, que também acabam sendo educadas pelo projeto.  As crianças, uma vez educadas, podem mudar sua rotina e também os hábitos de quem está ao seu redor. Com isso, incentivamos a mudança de cultura e conseguimos promover a saúde dessa população”, finaliza Dr. Sebastião.

Toda a primeira temporada do programa “Dr. Tião Responde”, está disponível no canal da AgDC do IBB no YouTube: https://youtube.com/playlist?list=PLnrpFyF0fDZrdExmifex8dYnRAISH9TKC&si=3NZwVWn17CVgKpOV

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Promoção Mais de 2 Milhões em Prêmios
Oferecimento