
As aulas orientam sobre os deslocamentos seguros e respeito às regras de trânsito

O Projeto Educatran recomeça suas atividades para o segundo semestre na Escola Pública de Trânsito da Semutran, com o compromisso de transformar o trânsito em um ambiente mais seguro para crianças e adolescentes.
Diariamente, os alunos participantes recebem orientações essenciais sobre deslocamentos seguros e o respeito às regras de trânsito, consolidando uma cultura de cidadania e prevenção.
As primeiras atividades envolveram os alunos da CEI Profª Rosemary Cassetari Ribeiro. Atualmente, mais de mil estudantes, do ensino infantil ao médio, participam mensalmente das aulas na sede da Semutran, localizada na Escola Pública de Trânsito Engº Sergio Gonçalves.
O projeto combina teoria e prática: os alunos recebem orientações iniciais sobre como se deslocar com segurança e respeitar as normas de trânsito. Em seguida, vivenciam esses ensinamentos em um ambiente controlado, equipado com sinalização em tamanho real, onde praticam deslocamentos seguros. Essa metodologia tem o objetivo de conscientizar os alunos sobre a importância das boas práticas, que eles levam para suas famílias e comunidades.
Para o segundo semestre de 2025, o Educatran prepara uma novidade: a sala multissensorial “Investiga Trânsito”, desenvolvida em parceria com a Organização Social Cidade Ativa e voltada para estudantes do ensino médio.
Educatran em 2024
Para o público infantil, entre 3 e 7 anos, o Educatran inovou com o teatro de fantoches “Vovô Geraldo e os Pequenos no Trânsito”. A peça retrata a história do Vovô Geraldo e seus netos, Pedrinho e Bella, na Praça Rubião Júnior. Ao longo do espetáculo, Vovô Geraldo ensina sobre o uso correto da faixa de pedestres e a importância da sinalização. Pedrinho, menino arteiro, aprende a controlar sua empolgação, enquanto Bella se destaca como exemplo de consciência e ajuda na orientação do irmão.
Em 2024, o projeto impactou mais de 10 mil alunos de mais de 40 instituições públicas e privadas, além de realizar palestras em indústrias e escolas técnicas da cidade, ampliando seu alcance e reforçando a educação no trânsito.
Agendamento
Escolas públicas e particulares interessadas em agendar atividades para o primeiro semestre de 2026, do ensino infantil ao médio, podem realizar suas inscrições exclusivamente pelo e-mail: [email protected].
Compartilhe esta notícia