
Uma das atividades feitas pelos alunos do bairro Santa Maria, é a produção de textos que são apresentados ao vivo para toda escola

Iniciativas educacionais bem estruturadas podem ter um impacto profundo na vida dos alunos, proporcionando não apenas melhorias no desempenho acadêmico, mas também no desenvolvimento pessoal e profissional. Projetos que estimulam a participação ativa dos estudantes promovem o crescimento da autoestima, a construção da autoconfiança e o fortalecimento de habilidades socioemocionais, como a empatia e o respeito ao próximo. Além disso, essas ações incentivam o engajamento escolar e aumentam o senso de pertencimento, reduzindo índices de evasão e contribuindo para um ambiente mais harmônico.
Nesse contexto, a Escola de Tempo Integral Professora Nair Amaral, em Botucatu, tem se destacado por uma iniciativa inovadora que une educação e comunicação: a implantação de uma “emissora” de rádio escolar. O projeto, idealizado pela diretora Dilene dos Santos Nobile, começou a ser estruturado em 2021, quando foram adquiridos equipamentos de áudio e caixas de som com recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Governo Federal.
Apesar de um período de pausa devido à mudança de prédio da escola, que antes atendia no bairro 24 de Maio, a iniciativa ganhou força em 2024 com a chegada do professor Milton Pereira da Cunha Júnior, em 2024. Com experiência na implantação de projetos semelhantes em escolas particulares e atuação anterior em emissoras de rádio de Botucatu, o educador trouxe novos ares à proposta.

Com microfones e um notebook ligados a uma mesa de som, da sala da diretora o sinal é enviado a todas as salas de aula em tempo real. A aplicação prática do conhecimento trabalhado anteriormente durante as aulas, estimula a curiosidade e melhora o rendimento acadêmico, além de desenvolver habilidades cognitivas essenciais, como o pensamento crítico e a resolução de problemas.
Com a ferramenta, os alunos de diversas séries podem apresentar notícias, rádioteatro e informações diversas. Em 2025, os estudantes do quinto ano, sob a orientação do professor Milton, já estão redigindo textos e matérias para transmissão, enquanto as demais professoras estruturam projetos interdisciplinares para a rádio.
“Isso estimula o aprendizado e a participação das crianças. Hoje elas querem saber ler e interpretar um texto para fazer uma boa apresentação na rádio. Assim, eu vejo o esforço desses alunos, que treinam em casa e voltam com a evolução na leitura”, disse o Professor Milton.
“O objetivo principal é esse, tornar a escola um ambiente mais acolhedor, lúdico e motivador, promovendo a leitura, a escrita e a comunicação eficaz entre os alunos”, comentou.
Um projeto como esse pode gerar transformações na comunidade. Muitas vezes, os aprendizados adquiridos são levados para dentro das famílias, influenciando positivamente o ambiente familiar. Com um papel fundamental na formação de cidadãos mais preparados e engajados, os projetos escolares mostram que a educação vai muito além da sala de aula, criando oportunidades e promovendo impactos positivos que podem durar por toda a vida.
No dia 19 de fevereiro, a Escola Nair Amaral recebeu a visita de representantes da Secretaria Municipal de Ensino de Botucatu e do jornalista, locutor e repórter André Godinho, que puderam conhecer de perto essa importante ferramenta educacional.
“Para mim foi uma enorme satisfação conhecer esse projeto, particularmente porque eu comecei minha carreira na comunicação dentro de uma escola, quando eu e alguns colegas conseguimos a compra de equipamentos para montar uma rádio na escola EECA. Quem sabe, daqui, da Nair Amaral, possa nascer novos comunicadores, engajados com a informação séria para contribuir com a nossa sociedade. Torço muito por isso”, disse o jornalista André Godinho.
A EMEFI “Profª Nair Amaral”, recebe aproximadamente 200 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I. Ela fica localizada no bairro Santa Maria, e é uma das 12 escolas em tempo integral de Botucatu.



