O programa Mais Educação, que a partir deste ano passa a denominar-se “Novo Mais Educação”, reiniciou suas atividades no contra turno das unidades escolares de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino. O programa é uma iniciativa do Governo Federal em parceria com a Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Educação.
De acordo com Cristiane Messias Paganini, responsável pelo “Novo Mais Educação” no Município, o programa conta inicialmente com a participação de sete escolas do Fundamental I (1º ao 5º ano) da Rede Municipal de Ensino: Prof. Américo Virgínio dos Santos; Angelino de Oliveira; Luiz Carlos Aranha Pacheco; Prof. Martinho Nogueira; Raul Torres; Prof. Raymundo Cintra e Jonas Alves de Araújo.
“Atendemos cerca de 600 alunos de 6 a 11 anos, onde são oferecidas as oficinas de orientação de estudos, que envolve letramento e matemática; brinquedoteca e recreação; teatro; musicalização; dança; artesanato; prática circense; desenho, pintura, xadrez e ginástica rítmica”, explica.
“As atividades são realizadas no contra turno escolar de segunda a sexta-feira e os alunos participantes do programa recebem lanche da tarde, fornecidos através de recursos do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE)”, conclui Cristiane.
Apresentação
O programa Novo Mais Educação, criado pela Portaria MEC nº 1.144/2016 e regido pela Resolução FNDE nº 5/2016, é uma estratégia do Ministério da Educação que tem como objetivo melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes.
Em 2017, o programa será implementado por meio da realização de acompanhamento pedagógico em Língua Portuguesa e Matemática e do desenvolvimento de atividades nos campos de artes, cultura, esporte e lazer, impulsionando a melhoria do desempenho educacional mediante a complementação da carga horária em cinco ou quinze horas semanais no turno e contra turno escolar.
Ele tem por finalidade contribuir para: alfabetização, ampliação do letramento e melhoria do desempenho em língua portuguesa e matemática das crianças e dos adolescentes, por meio de acompanhamento pedagógico específico; redução do abandono, da reprovação, da distorção idade/ano, mediante a implementação de ações pedagógicas para melhoria do rendimento e desempenho escolar; melhoria dos resultados de aprendizagem do ensino fundamental, nos anos iniciais e finais; e ampliação do período de permanência dos alunos na escola.
O Novo Mais Educação será implementado nas escolas públicas de ensino fundamental, por meio de articulação institucional e cooperação com as secretarias estaduais, distrital e municipais de educação, mediante apoio técnico e financeiro do Ministério da Educação – MEC.
Compartilhe esta notícia