Programa Novo Mais Educação reinicia atividades no contra turno de sete escolas de Botucatu

Educação
Programa Novo Mais Educação reinicia atividades no contra turno de sete escolas de Botucatu 26 abril 2017

 

O programa Mais Educação, que a partir deste ano passa a denominar-se “Novo Mais Educação”, reiniciou suas atividades no contra turno das unidades escolares  de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino. O programa é uma iniciativa do Governo Federal em parceria com a Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Educação.

De acordo com Cristiane Messias Paganini, responsável pelo “Novo Mais Educação” no Município,  o programa conta inicialmente com a participação de sete escolas do Fundamental I (1º ao 5º ano) da Rede Municipal de Ensino:  Prof. Américo Virgínio dos Santos; Angelino de Oliveira; Luiz Carlos Aranha Pacheco; Prof. Martinho Nogueira; Raul Torres;  Prof. Raymundo Cintra e Jonas Alves de Araújo.

“Atendemos cerca de 600 alunos de 6 a 11 anos, onde são oferecidas as oficinas de orientação de estudos, que envolve letramento e matemática; brinquedoteca e recreação; teatro; musicalização; dança; artesanato;  prática circense; desenho, pintura, xadrez e ginástica rítmica”, explica.

“As atividades são realizadas no contra turno escolar de segunda a sexta-feira e os alunos participantes do programa recebem  lanche da tarde, fornecidos através de recursos do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE)”, conclui Cristiane.

 

Apresentação

O programa Novo Mais Educação, criado pela Portaria MEC nº 1.144/2016 e regido pela Resolução FNDE nº 5/2016, é uma estratégia do Ministério da Educação que tem como objetivo melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes.

Em 2017, o programa será implementado por meio da realização de acompanhamento pedagógico em Língua Portuguesa e Matemática e do desenvolvimento de atividades nos campos de artes, cultura, esporte e lazer, impulsionando a melhoria do desempenho educacional mediante a complementação da carga horária em cinco ou quinze horas semanais no turno e contra turno escolar.

Ele tem por finalidade contribuir para: alfabetização, ampliação do letramento e melhoria do desempenho em língua portuguesa e matemática das crianças e dos adolescentes, por meio de acompanhamento pedagógico específico; redução do abandono, da reprovação, da distorção idade/ano, mediante a implementação de ações pedagógicas para melhoria do rendimento e desempenho escolar; melhoria dos resultados de aprendizagem do ensino fundamental, nos anos iniciais e finais; e ampliação do período de permanência dos alunos na escola.

O Novo Mais Educação será implementado nas escolas públicas de ensino fundamental, por meio de articulação institucional e cooperação com as secretarias estaduais, distrital e municipais de educação, mediante apoio técnico e financeiro do Ministério da Educação – MEC.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Shopping Amando está chegando
Oferecimento