Programa de Saúde Ocular de Botucatu atenderá mais de 5 mil alunos em 2020

Teve início nesta semana o Programa de Saúde Ocular 2020, uma parceira das Secretarias de Educação e Saúde com o Centro de Saúde Escola, direcionado a alunos da Rede Municipal de Ensino.

Professores e funcionários das escolas municipais já passaram por uma capacitação de acuidade visual para realizarem os testes nos alunos.

De acordo com um levantamento realizado pelo Centro de Saúde Escola, dos alunos atendidos da Rede Municipal de Ensino no ano de 2019, foram feitos testes em 4905 estudantes, sendo agendadas 463 consultas e prescritos 238 óculos.

“Problemas visuais são frequentemente encontrados em crianças e prejudicam o rendimento escolar. No Programa Saúde Ocular, realizamos a triagem visual que tem se mostrado efetiva na promoção da saúde ocular e na prevenção, por meio da detecção precoce das alterações visuais”, explica Renata Tieghi, Educadora Social da Secretaria de Educação.

Os testes são feitos em alunos da Etapa II, primeiros, quintos e nonos anos, e caso seja verificado algum problema de visão, os estudantes são encaminhados para um médico oftalmologista do Centro de Saúde Escola, na Vila dos Lavradores, que há 18 anos realiza esse trabalho junto às escolas municipais. As consultas começam na segunda quinzena de março e se estendem por todo o primeiro semestre de 2020.