Programa Cooperjovem encerra o ano com entrega de certificados

 

 Cerca de 30 profissionais da Secretaria Municipal de Educação concluíram o curso “Educar na Cooperação, para a Cooperação e o Cooperativismo”, do Programa Cooperjovem/SESCCOP. A entrega dos certificados foi realizada na última segunda-feira, 27, na Escola Municipal “Martinho Nogueira”.

O evento contou com a participação do grupo “Pé de História”, que com muita descontração, fez apresentações interativas e motivacionais através de músicas populares, trazendo temas do cotidiano da vida escolar dos educadores.

O Programa Cooperjovem proporciona aos educadores a vivência do trabalho coletivo e a identificação de práticas educacionais pautadas na cultura da cooperação, formando cidadãos mais solidários, participativos, autônomos e comprometidos com um futuro socialmente justo, democrático e sustentável.

Ao longo do curso, os participantes aperfeiçoaram a prática do cooperativismo na rotina e desenvolveram projetos que deverão ser colocados em prática em suas escolas.

“No dia a dia tão atribulado, muitas vezes esquecemo-nos de incentivar a cooperação com as pessoas a nossa volta, por isso ficamos muito felizes de poder trabalhar um tema como esse. A Secretaria de Educação não vai medir esforços para que os projetos elaborados pelos educadores durante o curso possam ser realizados em suas escolas.”, comentou a Secretária Adjunta de Educação, Claudia Gabriel.

Cooper jovem

Cooperjovem é um programa da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) desenvolvido em âmbito nacional pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) desde 2000. Em 2001 o programa foi implantado pelo Sescoop/SP, que assumiu sua coordenação em âmbito estadual em parceria com as Cooperativas e Secretarias de Educação.

A integração escola, família e comunidade é incentivada e promove a construção coletiva de soluções às demandas educacionais. Neste cenário, as cooperativas são fundamentais ao estabeleceram a aproximação com a comunidade, acompanhando a aplicação do programa nas escolas e identificando novas necessidades.