
Projeto com foco na inclusão começa a ser implementado nesse mês de setembro

Visando acolher as crianças de Botucatu e dar suporte aos alunos da Educação Especial, a Secretaria Municipal de Educação, em convênio com a Unesp Bauru, está implementando o projeto “Ampliando políticas, culturas e práticas inclusivas”, com o objetivo de desenvolver um ensino colaborativo focado na inclusão.
A parceria, iniciada em setembro de 2025, contempla 21 unidades da Rede Municipal de Ensino e se estende cuidando dos alunos pelos próximos 11 meses.
Para dar suporte às escolas que serão atendidas, foram selecionados 50 bolsistas, entre cursos da licenciatura, do mestrado e doutorado da Universidade Estadual Paulista. Num primeiro momento, todos os alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental serão observados, visando a melhoria da convivência no ambiente escolar e avanços pedagógicos.
Em relação aos alunos atípicos, serão trabalhadas práticas de inclusão e desenvolvimento, além de contribuir para o diagnóstico de transtornos neurodivergentes, quando necessário. A parceria ainda colabora com as mães e responsáveis dessas crianças, que muitas vezes sentem medo e não sabem lidar com os laudos médicos.
Segundo o Prefeito Fábio Leite, esse é um projeto importante que leva profissionais para acompanhar de perto os mais de 16 mil alunos do município. “Nós queremos continuar essa parceria, ampliar o convênio e seguir até atender toda a Rede de Ensino, e esse é só o primeiro passo!”, complementa o Prefeito.
Serviço:
Secretaria Municipal de Educação
Rua Dr. José Barbosa de Barros, 120 – Vila dos Lavradores
Telefone: (14) 3811-3199