O trabalho “Seleção e caracterização probiótica in vitro de lactobacillus spp. com potencial de inibição de salmonella heidelberg isolados de perus”, de autoria da médica veterinária Rafaela Altarugio, recebeu o prêmio de Melhor Pôster no Prêmio Lamas de Pesquisa Avícola, promovido pela Fundação Apinco de Ciência e Tecnologia Avícolas (Facta).
O Prêmio Lamas tem o objetivo de promover a pesquisa acadêmica e laboratorial e a busca de soluções para a cadeia produtiva avícola. A entrega do prêmio, de grande destaque no meio avícola, aconteceu durante a 34ª edição da Conferência Facta, um dos eventos técnicos mais importantes do setor de avicultura brasileiro, realizada em Campinas/SP, de 23 a 25 de maio.
A Conferência reúne técnicos da agroindústria, consultores, empresários, pesquisadores, professores, pós-graduandos e graduandos envolvidos no setor avícola nacional e internacional. Os trabalhos premiados são escolhidos por comissões formadas por técnicos e pesquisadores.
O pôster premiado refere-se ao trabalho de mestrado de Rafaela Altarugio, defendido em setembro de 2016, junto ao Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp, câmpus de Botucatu. “É uma pesquisa que mostra a importância do desenvolvimento de novos produtos para área avícola, principalmente para a criação de perus, para substituir o uso de antibióticos”, explica Rafaela. “Os consumidores e os mercados importadores exigem esta substituição”.
O mestrado de Rafaela foi orientado pelo professor Adriano Sakai Okamoto, do Departamento de Clínica Veterinária da FMVZ e responsável pelo Laboratório de Ornitopatologia da Faculdade. Rafaela trabalha atualmente na BRF Goiás, uma das maiores companhias de alimento do planeta, com frango de corte.
Compartilhe esta notícia