
Projeto é uma iniciativa da Guarda Civil nas escolas de Botucatu

Junto ao ano letivo da Rede Municipal de Ensino, a Patrulha da Paz também iniciou suas atividades em 2025. O programa, que é uma iniciativa da Guarda Civil Municipal (GCM) de Botucatu, atenderá neste ano a mais de 2 mil estudantes na faixa etária de 9 a 11 anos.
O programa é desenvolvido para alunos do 5º ano escolar do Ensino Fundamental I, e abrange todas as escolas municipais e mais outras seis escolas particulares, levando informações relevantes em seis disciplinas aplicadas ao longo do ano em encontro quinzenais com os guardas do Grupo Educacional (GEDUC).
No primeiro ciclo, os guardas apresentam o programa, entregam as apostilas customizadas, onde os alunos preenchem com as informações transmitidas nas aulas e utilizam como ferramenta de estudo para a realização da prova que ocorre no final do programa.
Nos próximos ciclos, os alunos se aprofundam no trabalho dos guardas civis e visitam a sede da GCM, localizada na Rua Vítor Atti, 145 – Vila dos Lavradores. Após a finalização do curso, durante a cerimônia de formatura, os alunos que se destacam são contemplados e recebem prêmios pelo comprometimento que tiveram com a Patrulha da Paz.
Sobre o programa
Lançado em 2010, a Patrulha da Paz promove encontros quinzenais ministrados por guardas civis da GCM. Eles são responsáveis por aplicar aulas teóricas e práticas para os estudantes dentro dos ciclos na cartilha, que abordam temas como:
. História e o trabalho da Guarda Civil Municipal;
. Cidadania e Civismo;
. Prevenção à Violência;
. Perigo das Drogas;
. Acidentes Domésticos.
Além dos temas principais, os estudantes também atuam, ao longo do ano, com os temas Trânsito Seguro, Prevenção a Afogamentos junto à Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), Combate à Dengue junto à Vigilância Ambiental em Saúde e a parceria com o SAMU 192 através do Projeto Samuzinho.
Compartilhe esta notícia