No dia 02 de dezembro, deficientes visuais da Escola Estadual “Professor Pedro Torres” visitaram o Museu de Anatomia do Instituto de Biociências (IB) da Unesp, câmpus de Botucatu. Na visita, o grupo, que foi acompanhado pela professora Márcia Daroz, teve a oportunidade de adquirir conhecimentos sobre o sistema respiratório.
“Como chave de ouro na proposta do Museu, temos no final do ano, o recebimento de deficientes visuais com uma visita direcionada a esse público, podendo ‘ver’, ‘tocar’ muitos materiais. Incluída nessa visita está o desenvolvimento de modelos anatômicos, elaborados para este público em especial. Esses modelos são confeccionados em triplicata, e dois deles são levados à Escola”, comenta a docente Selma Maria Michelin Matheus, coordenadora do Museu de Anatomia do IB.
Este ano, o professor José de Anchieta de Castro e Horta Júnior foi o responsável pela confecção dos modelos de silicone que representam os pulmões. Como complemento a esse material, foram preparados textos em braille e uma prancha com diferentes cores e texturas. Ainda atuam na elaboração de materiais destinados a esse público a professora Maria Dalva Cesario e bolsistas.
Além dos deficientes visuais, em torno de 1.200 alunos de 25 escolas, estiveram no local em 2016. Participantes de workshop da Faculdade de Medicina da Unesp, câmpus de Botucatu, e alunos selecionados para o curso de férias “Difundindo e Popularizando a Ciência” também conheceram este espaço do IB neste ano.
O Museu conta com diversos materiais referentes à anatomia humana e animal, entre eles, peças úmidas e secas, modelos anatômicos e esqueletos.
A professora Selma explica que 90% dos visitantes são de escolas públicas e que ao chegaram na instituição participam de palestra sobre doenças sexualmente transmitidas e métodos anticoncepcionais para, em seguida, conhecer o Museu.
“Os alunos visitantes se sentem estimulados pelas visitas, aproximando a universidade da realidade escolar, e auxiliando na escolha profissional. Os professores se sentem renovados podendo atualizar seus conceitos”, comenta Selma. “Os graduandos que participam desse projeto tem a possibilidade de vivenciar a relação aluno-professor, funcionando o Museu como um laboratório didático”, acrescenta a coordenadora do Museu de Anatomia.
Também atuam nos trabalhos desenvolvidos no Museu os docentes Bruno Schimming, Camila de Almeida Francia e Luiz Gustavo de Chuffa. Para o próximo ano, a expectativa é ampliar a divulgação do espaço para que mais alunos possam participar das atividades.
As escolas e instituições interessadas em agendar visitas para o período de março a dezembro de 2017, devem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou [email protected].
Assessoria de Comunicação e Imprensa do Instituto de Biociências
Compartilhe esta notícia